Saúde

Santa Casa inaugura aparelho de ressonância magnética hoje



Santa Casa inaugura aparelho de ressonância magnética hoje
Será inaugurado nesse sábado, às 11h, na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, um aparelho de ressonância magnética cujo investimento é de R$ 1 milhão. O aparelho garantirá o tratamento completo de doenças diagnosticadas no próprio hospital.

No sábado passado, também foi inaugurado o IACor (Instituto Avançado do Coração). Fruto de uma parceria entre o hospital e médicos da área cardiovascular regional, a cerimônia de inauguração foi realizada com a presença de autoridades da cidade e região, além de colaboradores e médicos do IACor e da Santa Casa.

O atendimento efetivo na unidade tem previsão para começar em junho (sem data específica definida), depois de finalizados os ajustes técnicos do equipamento de hemodinâmica e a instalação dos demais equipamentos necessários ao serviço.

Com o investimento de R$ 1,2 milhão, a estrutura conta com um aparelho de hemodinâmica da marca Siemens, modelo Axiom Artis dFC/dFA Detector System, importado da Alemanha, que realizará procedimentos de diagnóstico e tratamento de doenças do coração ou que envolvam circulação e vasos diversos do corpo. Também possibilitará a visualização de obstruções, aneurismas, lesões vasculares e a realização de tratamentos importantes como de tumores e o implante de stents.

Para José Sequini Junior, provedor da Santa Casa, a instalação do IACor foi um sonho realizado. Satisfeito com o projeto, o provedor agradeceu a todos os médicos e colaboradores da Santa Casa, à população e parceiros que apoiaram a instalação do IACor em Fernandópolis.

Os recursos tecnológicos do aparelho permitirão que no tratamento de doenças neurovasculares, o médico faça a reconstrução da imagem em três dimensões, podendo tratar até doenças como a aneurisma cerebral. De acordo com Luiz Antonio Gubolino, cardiologista e hemodinamicista do IACor, Fernandópolis dá um salto em atendimentos de doenças cardiovasculares. “Este é mais um ciclo que se inicia e a Santa Casa entra agora para uma nova era da saúde, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais qualificados”, disse o médico.

Para Valter Luis Pereira Junior, também cardiologista do IACor, a Santa Casa deu um grande passo quando acreditou nos parceiros e na equipe médica. “Desde o início o hospital nos deu total apoio, visando melhorias para a saúde. Esperamos, em breve, aliviar o sofrimento de muitos pacientes que possuem doenças cardiovasculares. Sem dúvida, este é um momento que todos os médicos do IACor celebram, que resultará em grandes benefícios para a população”, disse.

“Teremos a oportunidade de solucionar os casos de doenças do coração no próprio hospital. Parabenizo a administração pelo esforço e investimento que contribuíram para a realização deste projeto”, acrescentou o médico Edson Betiol, diretor clínico do hospital.

Dentre as autoridades presentes na cerimônia, Luiz Vilar de Siqueira, prefeito de Fernandópolis, aproveitou a oportunidade para solicitar ao Deputado Federal Julio Semeghini e a Valdecir Carlos Tadei, diretor da DRS (Divisão Regional de Saúde de São José de Rio Preto), o credenciamento do IACor junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

“Fico tranqüilo em saber que Fernandópolis agora tem estrutura e equipamentos modernos que beneficiam o tratamento da saúde da população. Um convênio com o SUS será necessário, pois sabemos que uma grande parte da população não tem condições econômicas arcar com os custos de um tratamento de coração. Vou trabalhar para que consigamos esse credenciamento”, disse Semeghini, em resposta ao prefeito.

Já Valdecir Tadei, que também é médico, assegurou que vai enviar os documentos necessários para o credenciamento, embora saiba que não é uma tarefa fácil. “A questão do credenciamento junto ao SUS é técnica. O governo tem uma cota a autorizar e ela não aumenta há anos. Mas eu me comprometo a ajudar a Santa Casa e o IACor no que precisarem e vamos orientar a equipe para já começar a preencher a documentação necessária”, garantiu Tadei