Saúde

Santa Casa investe em tecnologia e prepara o prontuário eletrônico



Santa Casa investe em tecnologia e prepara o prontuário eletrônico

Com o apoio da comunidade na campanha “Doe pela Vida! ”, a Santa Casa de Fernandópolis investiu parte dos recursos em tecnologia, com a instalação de um novo servidor, equipamento crucial na vida do hospital e atendimento aos pacientes, já que gerencia todas as etapas do processo de atendimento dos pacientes. Com esse investimento a Santa Casa projeta implantar o prontuário eletrônico.
Na campanha, desenvolvida através de uma “vakinha online” o hospital arrecadou R$ 154.576,37 em março, valor superior a meta estabelecida que era R$ 50 mil.  “Graças ao sucesso de campanha, pudemos investir na compra de diversos equipamentos, como os elmos respiradores, que eram o foco inicial, mas também em outros materiais de grande relevância para salvar vidas, tais como ventilador pulmonar e monitores multiparâmetro e o servidor, que é o coração do Hospital. Essa aquisição possibilitará que, em breve, implementemos o prontuário eletrônico do paciente”, explicou o administrador judicial, Marcus Chaer.
O servidor é responsável por armazenar e gerenciar todos os dados de atendimento, resultados de exames, prontuários, receituários, fichas médicas e cadastros dos pacientes. A aquisição foi realizada com foco em substituir o antigo servidor que já vinha apresentando falhas devido ao funcionamento ininterrupto por mais de 10 anos, chegando, em alguns momentos, a paralisar temporariamente algumas atividades que impactam diretamente no atendimento da Santa Casa.
 “O Hospital necessitava, o mais urgente possível, da substituição do servidor de seu sistema de informação principal. Devido ao tempo e deterioração o antigo servidor já não tinha mais desempenho e capacidade suficiente para processar as inúmeras requisições de forma satisfatória. A atualização de peças e componentes se tornava inviável devido ao tempo e o avanço tecnológico”, afirma Tiago Montini, coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação da Santa Casa Fernandópolis.  
Com a aquisição do novo equipamento, os problemas que a Santa Casa enfrentava com a lentidão e o travamento nos processos e fluxos de trabalho, como na prescrição médica e na dispensação de materiais e medicamentos para pacientes foram solucionados, possibilitando implantar e automatizar os processos que ainda são feitos de forma manual.
Em outro relatório divulgado esta semana, a Santa Casa, que é referência direta no atendimento de média e alta complexidade e em atendimentos de alta complexidade em Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva, apresentou números que mostram a sua importância regional. Em 2020, foram 87 mil atendimentos, 5,6 mil internações e 277mil exames, que incluem serviços de radiologia, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia. A Santa Casa é a única da região credenciada como Hospital de Ensino, além de outras certificações e qualificações legais.