Saúde

Santa Casa investe em treinamento para colaboradores



Santa Casa investe em treinamento para colaboradores
Além de todos os investimentos na estrutura física da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, que incluíram nos últimos meses a reforma da UTI, informatização da hospital e início da implantação do IACOR (Instituto Avançado de Doenças Cardiovasculares), a administração do hospital não descuidou da especialização da sua equipe.

Uma programação repleta de palestras, cursos e treinamentos tem focado a capacitação dos colaboradores, incluindo eventos internos, promovidos pela própria equipe do hospital, e externos, por meio de parcerias com diversas entidades.

Um dos programas em andamento é o treinamento continuado dos colaboradores da Santa Casa, que começou no último mês. O projeto, que compreende 13 módulos, tem como objetivo dar uma formação completa aos 431 colaboradores do hospital sobre todos os setores e serviços da Santa Casa.

O treinamento acontece diariamente, durante uma hora, em quatro horários. Em cada módulo, ministrado por profissionais da própria Santa Casa e por convidados, os colaboradores conhecem a fundo cada setor, entrando em contato direto com o trabalho dos colegas. Até agora, o treinamento já passou pelos módulos de faturamento, SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística), nutrição, comunicação e serviço social. Na próxima semana, o tema em discussão será o serviço de enfermagem.

Para incentivar o grupo, a administração da Santa Casa está oferecendo R$ 1.000 em bônus para o colaborador que tiver 100% de presença nas aulas e melhor desempenho no curso todo. Outro prêmio será um computador a ser sorteado entre todos os colaboradores que não faltarem a uma só aula até o final do programa.

Na última semana, a Santa Casa também foi sede de um curso sobre prontuário médico, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O anfiteatro do hospital ficou lotado com representantes de hospitais de todo o Estado. “Os módulos desse treinamento têm acontecido em várias cidades, sempre procurando capacitar as equipes de recursos humanos dos hospitais. O tema é um assunto comum a todos e possibilita uma troca de experiências rica e importante”, disse Vanderlei Soares Moya, médico da coordenadoria de planejamento e saúde do Estado, responsável pelo treinamento em Fernandópolis.

No campo da segurança no trabalho, a Santa Casa promoveu na última sexta-feira um simulado de incêndio, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis. Cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas no simulado, que incluiu o setor de pediatria do hospital. “Foi um treinamento excelente, que pode fazer a diferença caso aconteça um acidente deste tipo no hospital”, conta Sandra Martins, técnica em segurança do trabalho da Santa Casa.

Para Pedro Cyrino, administrador do hospital, não havia como mudar a cara da Santa Casa sem que todo esse projeto de treinamento ocorresse. “Nossa equipe sempre foi exemplar, dedicada. Mas se quisermos melhorar a cada dia ainda mais nosso atendimento, não podemos investir só em infra-estrutura. Nosso maior capital aqui são nossos profissionais e investir neles é investir diretamente na melhoria do atendimento”, explica.