Saúde

Santa Casa ministra treinamentos para estagiários



Santa Casa ministra treinamentos para estagiários
O SESMT (Serviço Especializado em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho), em parceria com a CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Fernandópolis, iniciou uma série de palestras que têm como objetivo alertar e esclarecer dúvidas de estagiários quanto a acidentes de trabalho no hospital. A primeira palestra do programa foi ministrada na última quarta-feira, dia 13 de agosto, para 60 alunos do curso de Medicina da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco).
O treinamento, realizado no anfiteatro da Santa Casa, foi ministrado pelo médico do trabalho Vladimir Tarcísio Oliveira, com o apoio da técnica de segurança do trabalho Sandra Martins e da enfermeira Luciene Sale.

“No treinamento, procuramos orientar e demonstrar os principais métodos para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Nossa intenção é passar os procedimentos corretos para garantir segurança no local de trabalho e ajudar na formação de profissionais da saúde preparados para os imprevistos que possam ocorrer diariamente”, afirmou a técnica de segurança do trabalho.

Partindo do tema “Acidentes com Materiais Contaminados: Pérfuro-Cortantes, Sangue e Fluidos Corporais”, a equipe do SESMT orientou sobre os principais cuidados e procedimentos de trabalho que os profissionais da saúde devem ter com os equipamentos como agulhas e instrumentais cirúrgicos, e alertou também sobre os possíveis riscos à saúde caso as normas de segurança são sejam seguidas.
Outros temas também foram abordados como a identificação dos principais acidentes de trabalho, as causas e os fatores determinantes que contribuem para os acidentes e os riscos de contração de vírus com o HIV e os da hepatite B e C.

“Nós também esclarecemos que o SESMT da Santa Casa segue um protocolo no dia-a-dia, tanto para cuidados que evitem acidentes e contaminações quanto de procedimentos e exames exigidos em caso de acidentes com material biológico. Faz parte do trabalho de estagiar em um hospital garantir a segurança dos pacientes e também de quem está ali cuidando das pessoas”, completa Sandra Martins.
Para as próximas semanas, o mesmo treinamento deverá ser aplicado com estagiários do curso de Enfermagem e do técnico em Enfermagem da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e com os próprios colaboradores do hospital.