Geral

Santa Casa monta centro de informática para funcionários



A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis deu início, nesta semana, a um programa de treinamento em informática para todos os colaboradores do hospital. A capacitação tem como objetivo qualificar a equipe da Santa Casa para o uso dos computadores que foram adquiridos com a renda da promoção “Gol a 1,99”.
Para promover esse treinamento, a administração do hospital montou uma verdadeira escolinha dentro da Santa Casa. Ao todo, 110 pessoas estão sendo treinadas, dividas em 11 turmas, que têm uma hora de aula por dia.
O curso inclui desde noções básicas de como lidar com a máquina, até o treinamento no Sistema Hospitalar específico que está sendo implantado na Santa Casa. Até mesmo um curso de digitação será oferecido aos colaboradores, por meio de uma parceria com a CPD Informática. Os professores que encabeçam o treinamento são Wender Ferreira e Jonas Orlando Rotilli, ambos alunos de Sistemas de Informação da FEF.
“Nós acreditamos que em quatro semanas de treinamento a equipe estará apta a trabalhar no sistema. E nessa primeira semana de aula, pudemos perceber o esforço coletivo, a vontade de todos em aprender, até mesmo os colaboradores mais antigos”, disse Obedenir Batista Ferreira, coordenador do Programa de Treinamento.
Para a auxiliar de enfermagem Rosemeire de Brito Souza, 43, o treinamento é a chance que teve de aprender a trabalhar com computadores. “Eu nunca tinha ligado um computador antes e seria muito difícil conseguir pagar um curso como este”, confessa, feliz em continuar apreendendo novos conhecimentos, mesmo depois de 12 anos na Santa Casa de Fernandópolis.
Representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde da Região de S. J. do Rio Preto estiveram visitando a sala de treinamentos e elogiaram a iniciativa da Santa Casa. Para o presidente Aristides Agreli Filho, a capacitação atende as necessidades do mercado, que exige de qualquer profissional conhecimentos em informática. A vice-presidente do sindicato, Marta de Carvalho Mastelari, concorda com Agreli e acrescenta que a iniciativa contempla até mesmo projetos individuais dos colaboradores, “que poderão utilizar esses conhecimentos para realizar futuros empreendimentos”.
Com a renda da promoção “Gol a 1,99”, a Santa Casa já adquiriu 42 terminais de computador, dois servidores e 20 impressoras, no valor total de R$ 92 mil. Os equipamentos são de última geração e atendem às necessidades já antigas do hospital por um sistema integrado de informações.