Geral

Santa Casa promove programa de educação continuada para colaboradores



A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis deu início esta semana a um Programa de Educação Continuada aberto para os 526 colaboradores do hospital.
As palestras incluem temas escolhidos de acordo com as necessidades detectadas pela equipe da CCIH. “Temos na programação temas importantíssimos como os cuidados na passagem do plantão, orientações sobre as doenças que precisam ser notificadas pela Vigilância Sanitária e até dicas de organização e planejamento nas atividades do dia-a-dia do hospital”, conta a enfermeira Luciene Zoccal Sale, que integra a equipe da CCIH.
O treinamento acontece em várias sessões por dia, dando oportunidade para que todos os colaboradores possam participar. A primeira palestra aconteceu no dia 18 de fevereiro e foi ministrada por Luciene Zoccal, com colaboração da técnica em Enfermagem Noeli Mastelari Fernandes Puiti, que também integra a equipe da CCIH. A programação inclui um total de 12 palestras, que deverão acontecer até o dia 27 de março.
“Também teremos módulos extras ministrados por profissionais de fora da Santa Casa, convidados especialmente para dar esse treinamento. É o caso da psicóloga Dulce Zoccal, responsável pela palestra sobre relacionamento pessoal”, acrescenta Luciene.
Paralelamente ao Programa de Educação Continuada, a Santa Casa realizará palestras motivacionais e sobre atendimento com a equipe de 44 funcionários que trabalham no setor de Recepção do hospital. A previsão é de que o grupo tenha pelo menos uma palestra sobre esses temas por mês.
Segundo o médico infectologista Márcio César Reino Gaggini, diretor clínico da Santa Casa e coordenador da CCIH, os treinamentos são necessários não só para que o atendimento seja cada vez melhor na Santa Casa, mas também para a própria segurança dos colaboradores. “No que tem relação com os procedimentos para o tratamento de doenças infecciosas, por exemplo, o treinamento é essencial para que o colaborador desempenhe seu trabalho bem e para que possamos manter baixos os índices de infecção hospitalar”, disse o médico.