Geral

Santa Casa recebe 1,2 mil metros de tecido doados por voluntários



Santa Casa recebe 1,2 mil metros de tecido doados por voluntários

A Galinhada Beneficente em prol da Santa Casa de Fernandópolis, organizada por um grupo de voluntários, possibilitou a compra de 1.274m de tecido percal, que foram revertidos ao Hospital para a confecção de jogos de lençol e fronhas para travesseiros.

Apenas com a ação, foram arrecadados R$ 7.972,10 de lucro líquido, que possibilitou a compra de 774 metros de tecido percal para a confecção de lençóis. Até o momento, o setor de Costura da Santa Casa já finalizou a confecção de 89 jogos de lençol liso, de encaixe e fronhas para a Unidade VI, 90 jogos de lençol e 50 fronhas para a Unidade II, 89 jogos de lençol e 50 fronhas para a unidade IV. Outras peças, ainda em confecção, vão beneficiar a Unidade de Terapia Intensiva e os leitos de observação do Pronto Socorro.

Solidária à causa, a Volfer (Associação de Voluntários da Santa Casa de Fernandópolis) fez uma doação adicional de R$ 5 mil, possibilitando a compra de mais 500 metros de tecido. A quantidade total de tecido arrecadado possibilitará a confecção de aproximadamente 360 jogos de lençóis e 116 fronhas para travesseiros.

Conforme explica a responsável pelo setor de lavanderia do Hospital, Laiane Cladila de Lima Gilioti, a ação foi necessária para a reposição dos enxovais. “Vimos a necessidade de repor os enxovais da Santa Casa, já a baixa no número de itens intensifica o desgaste das peças e diminui sua vida útil, devido à alta frequência dos ciclos de lavagem pelos quais as peças são submetidas diariamente”.

Para prolongar a vida útil das peças é necessário que, após um ciclo de lavagem, haja um intervalo de 24h. Entretanto, com o estoque atual da Santa Casa isso não é possível, pois havia tempo e era necessário aumentar a frequência das lavagens, provocando um desgaste mais rápido. Com a ação voluntária, será possível suprir essa necessidade e permitir o tempo de descanso diminuindo o desgaste das peças e prolongando o uso das mesmas.