Geral

Santa Fé: um corredor verde



A Estância Turística de Santa Fé do Sul tem se preparado para transformar-se em um imenso e florido corredor verde. Para garantir melhorias no meio ambiente e qualidade de vida à população, a Prefeitura tem intensificado o plantio de árvores na cidade e nas estradas. A Administração já plantou 20 mil mudas de árvores, sendo que 12 mil foram plantadas na cidade e nas estradas e 8 mil na Recomposição da Mata Ciliar do Córrego da Cabeceira Comprida. Na semana passada, foi concluída mais uma etapa, foram plantadas 2 mil mudas de árvores, que totalizaram 16 km de plantio, na Alameda dos Ranchos e no acesso aos ranchos nas Águas Claras.

A atual Administração Municipal já plantou 12 mil árvores em diversos locais como na Vila Mariana, Jardim Eldorado, Jardim Alvorada, Jardim Europa, Jardim Universitário, Jardim Guanabara, Vila Mariana, Bartolo Rossafa, Centro Sul, avenida Navarro de Andrade, avenida Paulo Nunes, Alameda dos Ranchos, Rodovia dos Barrageiros, Rodovia Euclides da Cunha, Praça da Biquinha, Córrego Mangará, Córrego da Mula e Cemitério Municipal.

Diversas espécies foram plantadas como acácia mimosa, flamboyant, calistemos, ipê amarelo, ipê rosa, quaresmeira, resedá e melaleuca folha fina. No futuro, quando essas mudas se transformarem em robustas árvores, essas estradas serão um belo corredor verde. Além do plantio, em alguns lugares também foi feito o replantio das mudas.

Mata Ciliar

A Prefeitura de Santa Fé também desenvolve o Projeto de Recomposição da Mata Ciliar da represa de captação de água da Cabeceira Comprida. O objetivo do Projeto é preservar a vegetação nativa nas margens dos córregos, lagos e nascentes. Lá estão sendo plantadas 25 mil mudas de árvores, que são produzidas no Viveiro Municipal de Mudas Alcides Fernandes e doadas ao projeto.

Desde a implantação do projeto, em junho de 2005, já foram plantadas 8 mil mudas. Este trabalho é fundamental porque a presença de vegetação nativa nas margens dos córregos, lagos e nascentes, protegem esses recursos naturais contra o assoreamento provocado pela água da chuva. O assoreamento é a obstrução por areia em canais de água. Ao mesmo tempo, a recomposição da mata traz de volta a fauna local e melhora as condições do micro-clima e adjacentes.

Até o final do ano devem ser plantadas mais 17 mil mudas, totalizando 25 mil. O projeto deve ser estendido a outros mananciais após o plantio de todas as mudas no Córrego da Cabeceira Comprida. Com a alta emissão de gás carbono no planeta, esse trabalho garantirá uma vida melhor para as futuras gerações, pois as árvores purificam o ar ao captarem CO2 pela respiração ou queima de combustíveis.

Com o plantio de mudas nos bosques, parques, estradas e recuperação da mata ciliar, a Prefeitura já plantou mais de 20 mil árvores. Até 2008, totalizarão 37 mil árvores plantadas.