Saúde

Saúde anuncia que vai abrir UBSs à noite na Campanha “Novembro Azul”



Saúde anuncia que vai abrir UBSs à noite na Campanha “Novembro Azul”

Depois do Outubro Rosa do prevenção de câncer de mama para as mulheres, chegou o Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata para os homens. O objetivo é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
O médico urologista de Fernandópolis Armando Gabriel, em entrevista recente ao CIDADÃO diz que campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul são fundamentais para a conscientização da população com relação a doenças que tem tratamento na fase precoce. 
“O ato de você ir ao médico não quer dizer que não vá ter a doença, mas nós estamos procurando descobrir os casos que podem ser curados, que são os casos na fase inicial. A próstata, por exemplo, para o homem é o número um dos tumores, tirando os cânceres de pele e, é fundamental que haja essa publicidade, que se dê destaque para esse assunto, para mudar a cultura do homem de vir ao médico, para mudar o cenário do passado quando, infelizmente, a gente só descobria o problema quando o tumor estava avançado. É uma campanha inteligente, importante e necessária e só quem realmente tiver muito preconceito, muita falta de informação, não vai atrás de fazer o preventivo”, alertou.
A Secretaria Municipal de Saúde já prepara uma campanha para a segunda quinzena de novembro com o objetivo sensibilizar a sociedade a respeito da prevenção e diagnóstico precoce das doenças masculinas, em especial, o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. 
“Durante o Novembro Azul todas as unidades de Saúde desenvolverão ações por meio de consultas pré-agendadas. A programação especial acontecerá na segunda quinzena do mês, em um dia a ser agendado. Nesta data todas as Unidades realizarão atendimento noturno para realizar teste rápido nos homens, caso seja necessário.  
Segundo ainda a nota da Secretaria de Saúde, “o homem pode ir nas unidades de Saúde, em qualquer época do ano, passar por atendimento médico e caso o profissional considere necessário, solicitará a realização do exame”.  

VENCER O PRECONCEITO
Na opinião do médico Armando Gabriel, o sexo masculino tem uma resistência muito maior em comparação com o sexo feminino no próprio cuidado. “Culturalmente o homem geralmente vem ao médico quando o copo transbordou. Mas, esse tipo de consciência tem mudado. Se me perguntar se ainda aparece no consultório muita resistência, eu digo que sim, aparece. Isso já foi muito mais trabalhoso. Hoje é mais fácil e o novembro azul ajudou demais nesse tipo de esclarecimento”, assinala.
De acordo com o médico nada substitui o toque retal. “Não tem substituição. É onde você sente a doença. Não tem como você finalizar uma prevenção, dar uma informação para o paciente para que ele saia tranquilo só com o exame de sangue. O exame de sangue é um aliado, ele agrega ao exame do toque retal que o médico vai fazer, facilitando a compreensão. Então, incorporando o PSA a experiência do profissional médico no exame do paciente, a gente consegue um índice de detecção precoce muito alto. Não tem como, prevenção de próstata é toque retal e PSA”.

HOSPITAL DE AMOR
O Hospital de Amor de Barretos mantém em Fernandópolis o Instituto de Prevenção Julia Marzola Faria que dispõe de programas voltados para prevenção do câncer de mama e colo uterino e também já possui um programa ativo de rastreamento de câncer de pele. “Neste momento, não há estruturado na unidade o rastreamento de câncer de próstata, nem perspectiva, em um curto prazo, para implantação”, diz a nota emitida pelo Hospital. 
O hospital já prepara para o mês que vem a campanha ‘Dezembro Laranja’ voltado para prevenção para o câncer de pele, que inclui os tipos melanoma e não melanoma o mais frequente no Brasil.

AÇÃO
A Unimed de Fernandópolis desenvolveu ação para o Novembro Azul em parceria com a Santa Casa, com a destinação de 256 camisetas para os colaboradores que vestirão durante o mês de novembro a camiseta do “Novembro Azul” de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.