Saúde

Saúde busca 400 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19



Saúde busca 400 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Fernandópolis alerta as cerca de 400 pessoas que estão aptas, mais ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19, sobre a necessidade de completar a imunização. “Estamos realizando uma busca ativa dessas pessoas para que todos completem o esquema vacinal previsto pelo Plano Nacional de Imunização”, explica o secretário de saúde, Ivan Veronesi.
A campanha segue na cidade com a aplicação da primeira dose na população com 30 anos ou mais e a segunda dose nas pessoas com idades entre 60 e 63 anos. “Nos últimos dias houve um aumento na procura pela primeira dose de pessoas com idades mais avançadas e que ainda não haviam se imunizado por um motivo ou por outro. Isso é muito bom e muito importante. Quanto mais pessoas imunizadas, melhor”, destaca o secretário.
Segundo Ivan, a previsão é que na próxima semana já consiga iniciar a vacinação de um novo grupo, abaixo dos 30 anos. Porém, tudo depende do envio de mais doses para o município.
“A comunicação do envio de doses para a cidade é feita apenas com 48 horas de antecedência, inclusive por questões de segurança e logística. Portanto é impossível ter uma programação muito antecipada. Mas, temos condição de aplicar até 3 mil vacinas por dia, basta que elas cheguem até anos”, explica o secretário de saúde.
Fernandópolis permanece no topo do ranking das cidades paulistas que mais imunizaram sua população. Somente essa semana foram aplicadas 5.987 doses, sendo 3.893 da primeira dose e 2.094 de segunda dose ou dose única. Ao todo, foram aplicadas 62.131 doses, sendo 43.519 com a primeira dose e 18.612 com a segunda dose ou dose única. Isso corresponde a 62,72% da população.