Geral

Saúde faz campanha contra mistura álcool e direção em bares e estradas



A Secretaria de Estado da Saúde inicia neste final de semana uma operação em bares e rodovias de São Paulo para alertar motoristas sobre os sérios riscos que envolvem a mistura entre álcool e direção. O objetivo é orientar a população a evitar os excessos e não dirigir sob nenhuma hipótese após ter ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Cerca de 300 mil folhetos de orientação serão distribuídos em pedágios das estradas administradas pela Dersa e Nova Dutra. Outros 10 mil serão entregues aos freqüentadores de bares na Vila Madalena, Vila Olímpia, Itaim, Vila Mariana e Vila Nova Conceição. Nas rodovias a operação acontece nos dias 20, 21, 27 e 28 de dezembro. Já os bares serão visitados a partir desta sexta-feira, dia 19.

Haverá, ainda, distribuição de 10 mil cards com os mesmos alertas a 50 estabelecimentos em diversos bairros da cidade, entre academias, escolas, cafés, bares e faculdades.

O folheto da campanha imitará a propaganda de um filme fictício intitulado “Velozes e Inconseqüentes – Bebida e direção na vida real não têm final feliz”. A campanha irá focar o fato de todos os anos centenas de pessoas morrerem em acidentes provocados por motoristas alcoolizados, alertando que essa conduta caracteriza crime grave e que pode custar a própria vida ou de familiares e amigos.

“Nesta época do ano as pessoas realizam mais confraternização, e tendem a beber mais por conta das festas de final de ano. Por isso é importante reforçar a orientação de não dirigir nem mesmo depois de uma única lata de cerveja”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.