Saúde

Saúde intensifica orientações na campanha “Novembro Azul”



Saúde intensifica orientações na campanha “Novembro Azul”

Depois da campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama que movimentou as mulheres, o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família – e as Unidades de Saúde de Fernandópolis intensificam ações na campanha “Novembro Azul” de prevenção do câncer de próstata, uma das grandes causas de morte entre os homens.

“Todo mês de novembro os cuidados se intensificam e realizamos uma campanha especial de conscientização, porém é importante destacar que os cuidados com a saúde do homem acontecem durante todo ano na rede municipal, basta procurar uma unidade de Saúde e passar por atendimento médico.  Caso seja necessário, será solicitada a realização do exame, por isso é de grande importância que todos participem”, disse o secretário de Saúde, Ivan Veronesi. 

Esse conjunto de práticas de saúde voltadas para melhorar e garantir acesso aos homens é realizado por meio dos agentes de saúde, em visitas domiciliares, nas unidades de saúde que prestam atendimento ao trabalhador no horário noturno e por meio de orientações com a equipe do NASF.

 “O ‘Novembro Azul’ não só aborda o câncer de próstata, mas também encoraja uma discussão mais ampla sobre a saúde masculina, incluindo questões como doenças cardiovasculares, diabetes e saúde mental, enfocando na importância de cuidar da saúde e realizar exames regulares”, comentou Dr. Herbert Godoy Gomes, médico do PSF e ESF do Jardim Araguaia.

CÂNCER DE PRÓSTATA 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.  Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), recomendam realizar exames a partir dos 45 anos, entretanto, se não tem nenhum histórico na família, pode começar aos 50 anos.

SINTOMAS

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores e dificuldade ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.