Com 10,4 mil pessoas já imunizadas na Campanha de Vacinação contra a Influenza, Fernandópolis já atingiu esta semana o índice de 33,1% dos grupos prioritários imunizado. A informação ocorre no momento em que a região registra a morte de uma jovem de 19 anos por H3N2 (um dos subtipos da gripe influenza) na cidade de Urânia na semana passada.
Apesar do índice ser superior à média estadual, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é que essa média ultrapasse 40%. A campanha para os grupos prioritários segue até o dia 31 de maio.
“É importante que os grupos prioritários procurem as unidades. Quanto mais vacina, menos doença, menos gravidade e menos internação”, disse a enfermeira responsável pelo programa de imunização do município, Kelgissane Bruzão.
Todas as unidades de Saúde do município disponibilizam a vacina das 8h à 16h e na Central da Saúde das 8h às 14h. Para ser imunizado, o público-alvo deve procurar a unidade mais próxima de sua residência, munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação.
A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza: H1N1/ H3N2/ linhagem B/Victoria. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de controle da doença.
A campanha iniciada em março disponibilizou doses para os grupos prioritários, formado por: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos de idade, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde, pessoas portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade e moradores em situação de rua. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos.