Saúde

Saúde mantém vacinação de adolescentes e busca quase 3 mil com 2ª dose atrasada



Saúde mantém vacinação de adolescentes e busca quase 3 mil com 2ª dose atrasada

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na quinta-feira, 16, que o número de faltosos para tomar a segunda dose contra Covid-19 era de 2.916 pessoas, em sua grande maioria, com idade entre 50 e 59 anos.
Em entrevista ontem, 17, na rádio Difusora AM, o secretário de Saúde, Ivan Veronesi disse que as equipes de saúde estão realizando busca ativa dessas pessoas por telefone para informar sobre a importância de completar o ciclo de imunização. “Acredito que esse número já diminuiu. Na próxima semana possivelmente esse número vai chegar a menos da metade após esse trabalho das unidades de saúde”, destaca o secretário.
Na entrevista, Ivan destacou a redução do número de contaminados e óbitos em Fernandópolis. “Após a imunização dos jovens os casos caíram muito, inclusive entre as pessoas com idades entre 25 e 30 anos. Os óbitos também seguem em queda, a cidade está há cerca de 10 dias sem registros de morte por Covid-19”, aponta.
A respeito da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, que o Ministério da Saúde recomendou a suspensão, o secretário disse que não houve nenhuma reação nesse público por conta da vacina em Fernandópolis. “Mais de 70% dos adolescentes foram imunizados com a primeira dose. A vacina nos adolescentes é fundamental. Vamos fazer uma campanha nas escolas para conscientizar da importância”, conta Ivan. De acordo com o secretário, essa semana a cidade não recebeu vacinas para essa faixa etária, mas na próxima semana já deve receber um novo lote.
A falta do imunizante AstraZeneca em todo o país, também afetou Fernandópolis, que seguiu a recomendação no Ministério da Saúde e está utilizando a vacina da Pfizer para concluir o ciclo vacinal. “O Governo enviou a Pfizer para substituir e já estamos vacinando com ela. A AstraZeneca continua em falta. Segundo informações deve normalizar na próxima semana”, completa o secretário.
Na próxima semana a imunização dos idosos com a terceira dose deve avançar. “Semana que vem já vai baixar a faixa etária de idade para a terceira dose para as pessoas que podem vacinar. Lembrando que é preciso ter um intervalo de pelo menos 6 meses da segunda dose”. Sobre a antecipação da segunda dose para quem tomou a primeira de AstraZeneca ou Pfizer, o secretário disse que, por hora, não haverá antecipação e caso houver, as pessoas serão avisadas pelos profissionais da saúde.
100 MIL DOSES APLICADAS
Fernandópolis superou na quinta-feira, 16, a marca de 100 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas, segundo o vacinômetro do Governo do Estado.
Nesta sexta-feira, às 14 horas, o vacinômetro mostrava que foram aplicadas até agora 100.358 doses assim distribuídas: 57.957 (primeira dose), 41.934 (segunda dose ou dose única) e 467 (terceira dose).