Saúde

Saúde municipal abre espaço para ouvir a população



Saúde municipal abre espaço para ouvir a população
A Diretoria Municipal de Saúde está realizando Pré-Conferências em vários bairros da cidade abrindo, assim, um canal direto para reivindicações. Os encontros tiveram início no último dia doze e acontecerão até o próximo dia 29.

A lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990 exige que todo município realize, a cada quatro anos, uma Conferência Municipal de Saúde. Em Fernandópolis, é a primeira vez que a população recebe essa atenção especial. As administrações anteriores nunca se preocuparam em promover esses encontros.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da Diretoria de Saúde, Francislaine Elena Penariol, “as pré-conferências são uma oportunidade que a população tem para questionar, sugerir e reivindicar ações ligadas à saúde, participando ativando na administração da saúde pública municipal”.

As pré-conferências municipais de saúde acontecendo desde o dia 12 de junho, nas UBS’s e PSF´s dos bairros: Paulo Sano (dia 12/06); Uirapuru (13/06); Santa Bárbara/Vila Regina (14/06); Ipanema (15/06); Cecap (18/06); Guanabara (19/06); Distrito de Brasitânia (20/06); Paraíso (21/06); Pôr do Sol (22/06); Planalto (25/06); Caic (26/06); Cohab (27/06); Brasilândia (28/06) e no Araguaia (29/06). Todos os dias a partir das 19h.

Depois, no dia 17 e 18 de agosto, no teatro, acontecerá a Conferência Municipal, onde tudo que a população discutiu nas pré-conferências, será abordado e votado em um Fórum Único, formado por 300 pessoas: sendo 150 representantes das comunidades, 75 funcionários da saúde e 75 gestores (prefeita e diretores de saúde). Formando assim, uma comissão paritária (igual), exigido pela lei.

A comissão formada pela Conferência Municipal votará todas as reivindicações colhidas nos bairros, analisando, positivando e vetando. Depois, a partir do que for aprovado, será feito um relatório entregue a prefeita; e uma cópia vai para o Estado. Todos os temas de competência contidos serão abordados na Conferência Estadual de Saúde em setembro, pelos delegados eleitos nas conferências municipais de cada cidade.

A Diretoria Municipal de Saúde monta conselhos locais de saúde, um em cada bairro, organizado por seis membros daquela comunidade, que junto com a população, promovem reuniões destinadas ao levantamento dos assuntos mais importantes para cada localidade. Todas as solicitações são encaminhadas para o conselho municipal que atua na Central de Saúde, que fica encarregado de aprovar ou não as solicitações, sendo ele, o elo de ligação entre a população e a saúde municipal.