Geral

Saúde municipal realiza campanha de mamografia



No período de 24 de novembro a 1º de dezembro, a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, realizará um mutirão de mamografia na cidade, como medida de prevenção ao câncer de mama. A campanha é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Para participar da campanha, é necessário fazer o agendamento no período de 12 a 23 de novembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, em todas as unidades de saúde e na Central da Saúde. Para fazer o exame é preciso ter pedido médico da rede pública ou privada, cartão do SUS, apresentar a cédula de identidade e ter mais de 35 anos ou alguma doença mamária. Ao todo, serão disponibilizados gratuitamente 400 exames em Fernandópolis. As mulheres serão atendidas com horário marcado.

"O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame", afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

O mutirão de mamografia acontece em 306 unidades de atendimento médico espalhadas por 133 municípios em todas as regiões do Estado. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2006, de acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, o câncer de mama foi o segundo mais incidente, contabilizando aproximadamente 48 mil casos.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.