O “Programa Saúde na Escola” desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúdee Educação vem realizando ação coletiva que reúne profissionais da saúde municipal, com apoio dos alunos da Liga de odontopediatria e docentes da Odonto da Universidade Brasil para realizar o Tratamento Restaurador Atraumático em escolas da rede municipal de ensino.
Os alunos consultados e submetidos aos procedimentos foram selecionados após avalições clínicas realizadas pelos próprios profissionais da Odonto em visitas às escolas durante o mês de maio, quando comprovaram a necessidade do tratamento dentário nessas crianças, após autorização dos pais ou responsáveis.
Todo o procedimento é realizado dentro da escola, com profissionais capacitados e materiais adequados. Nos casos em que não é possível fazer o tratamento no local, a Secretaria da Saúde encaminha a criança para o dentista da unidade de saúde do seu bairro e, se necessário, para a odontopediatria do CEO- Centro de Especialidades Odontológicas.
O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é indicado pelo Ministério da Saúde como uma técnica coletiva, apesar do atendimento individualizado, devido ao combate a cárie que é uma doença de alta prevalência no país.
O TRA não utiliza a caneta de alta rotação, o motorzinho. O método usado é com curetas e a restauração com riva, um material à base de ionômero de vidro.