Cerca de 800 alunos das escolas da rede municipal de ensino fundamental estão participando desde ontem, 6, de círculo de palestras ministradas pela médica psiquiatra Dra. Márcia Vidotti, abordando o tema “O prejuízo psicológico causado pelas telas” (em uso excessivo). Nesta sexta-feira, 7, haverá mais uma rodada de palestras sobre o tema no auditório do Paço Municipal
Durante a explanação do assunto, os alunos aprendem de maneira divertida sobre a evolução da internet ao longo dos anos e todos os malefícios causados quando não há limites para o uso dos dispositivos eletrônicos, que diminuem consideravelmente a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade dos pequenos, dentre outros problemas agravantes.
Esses encontros fazem parte do cronograma de ações do PSE - Programa Saúde na Escola e contam com a participação de crianças das escolas Antônio Maurício, Coronel Fco. Arnaldo da Silva, Dr. Alberto Senra, João Garcia Andreo, José Gaspar Ruas, José Zantedeschi, Koei Arakaki, Pedro Malavazzi, Melvin Jones e Ivonete A. S. Rosa.
Todo projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Secretaria Municipal da Educação.
O Ministério da Saúde preconiza que o Programa Saúde na Escola (PSE) trabalhe 14 ações nas escolas do município, com objetivo de levar prevenção, promoção à saúde e contribuir na formação integral dos estudantes durante o ano letivo.