Saúde

Saúde realiza “Dia D” para vacinar contra sarampo, gripe e covid-19



Saúde realiza “Dia D” para vacinar contra sarampo, gripe e covid-19

Fernandópolis terá um sábado com ampla campanha de vacinação com as Unidades Básicas de Saúde abrindo das 8 às 12 horas. As vacinas disponíveis são contra sarampo, gripe e covid-19. 
“Será um dia importante para imunizar diversos públicos, portanto é fundamental que as pessoas verifiquem a carteira de vacinação para ver se estão em dia com as doses que serão disponibilizadas. Também vamos atualizar as carteiras de crianças que estiverem com as doses de rotina em atraso, aproveitando o momento oportuno para melhorar a cobertura vacinal”, comentou a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Kelgissane Bruzzão Franco da Silva.
Durante toda manhã poderão ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias e os profissionais da Saúde contra sarampo. As crianças desta mesma idade também poderão ser imunizadas contra a gripe. Para receber as doses é preciso que pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação.
A vacina contra o Sarampo também estará disponível para todos os profissionais de Saúde que precisam atualizar a carteira de vacinação.
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. Fernandópolis enfrentou um surto de sarampo em 2019. 
Na época, o médico infectologista Márcio Gaggini do Cadip – Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas – chegou a revelar que foi em Fernandópolis que diagnosticou o primeiro caso de sarampo de sua carreira. “Nem na minha residência médica havia tido contato com a doença”, disse o médico para lamentar a volta de uma doença do século passado e que estava erradicada.  Na época chegou-se a fazer uma campanha de vacinação emergencial para conter o número de casos.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.
Já a vacina contra a gripe (influenza), a trivalente, é 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2.  A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
As unidades também vão realizar a vacinação contra a Covid em idosos que ainda não tomaram a 1ª ou 2ª dose e dose adicional e para o público geral que não foi imunizado contra a doença.