Geral

Sebrae-SP investirá R$ 30 milhões em incubadoras paulistas



O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) lança hoje edital de seleção de propostas para incubadoras de empresas para o biênio 2009/2010, que disponibilizará recursos de até R$ 30 milhões tanto para novos projetos como para expansão das incubadoras já apoiadas pela entidade. A vigência dos próximos convênios vai de 02 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010.

Para participar, basta encaminhar proposta seguindo o regulamento que estará disponibilizado no portal www.sebraesp.com.br. O prazo para envio das propostas vai até 15/8/2008.

Entre os requisitos para as novas incubadoras está a apresentação de estudos de viabilidade técnica e econômica e, para as já constituídas, demonstrar resultados das empresas já assistidas e plano de negócio para o próximo período, que serão analisados por uma comissão técnica.

Atualmente, o Sebrae-SP apóia 79 incubadoras no estado, desde as tecnológicas até as mistas e especializadas em agronegócios, abrigando 1 mil empresas, que geram cerca de 3,6 mil empregos.

O objetivo das incubadoras é proporcionar condições necessárias para que as micro e pequenas empresas possam se fortalecer por meio da transferência de conhecimento e de tecnologia de instituições de ensino e de pesquisa, antes de lançarem-se no mercado. Além disso, a incubadora oferece capacitação e assistência técnica e gerencial para que os empreendedores possam superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.

“As incubadoras de empresas são agentes importantes para a inovação tecnológica, propiciando o desenvolvimento local e regional, por meio da criação e fortalecimento de empresas e produtos inovadores”, afirma Evelin Astolpho, coordenadora do Programa de Incubadoras do Sebrae-SP.

O programa oferece infra-estrutura em espaços físicos individualizados e especialmente projetados para instalação de cada empresa, espaços para uso compartilhado como salas de reuniões, secretaria, show-room, entre outros.

As empresas instaladas nas incubadoras recebem apoio para aprimoramento na gestão, produção e acesso à inovação tecnológica e aos mercados nacional e internacional por meio do contato com profissionais capacitados. Outra vantagem que oferecem é o maior contato entre empresas, com entidades governamentais, participação em eventos, parcerias, entre outras.

Por meio do Programa de Incubadoras de Empresas, o Sebrae-SP estabelece parcerias com diversas entidades regionais e sem fins lucrativos para transformar projetos em empresas sustentáveis. Os parceiros são instituições de ensino, institutos de pesquisas, associações comerciais, prefeituras, ou seja, órgãos comprometidos com o desenvolvimento da região onde será instalada uma incubadora.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inctec@sebraesp.com.br.