Geral

Secretaria alerta sobre riscos biológico e sanitário ao receber sementes não solicitadas



Secretaria alerta sobre riscos biológico e sanitário ao receber sementes não solicitadas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 19, recomendações sobre como agir caso receba um pacote de sementes não solicitadas, sobretudo, quando se tratando de um remetente desconhecido. A publicação alerta os riscos biológico e sanitário que pode haver em um desses pacotes.

A Adaf - Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas - registrou remessa de primeiras sementes desconhecidas oriundas de países asiáticos e repassou, nesta quinta-feira, 8 de outubro, ao Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - por meio da Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas. Sete pacotes foram entregues ao órgão federal no estado. 

 Em duas semanas, houve notificações de recebimento do material em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora geral de fiscalização e certificação fitossanitária internacional do Ministério da Agricultura, Edilene Cambraia, o governo investiga outros quatro casos em diferentes Estados.

“O primeiro caso informado foi no Rio Grande do Sul, na semana retrasada. Depois, houve um segundo caso em Santa Catarina e já tivemos relatos em Mato Grosso do Sul e Goiás”, explica Edilene.