Geral

Secretaria avaliará, em abril, recuperação de 3,6 milhões de alunos



Secretaria avaliará, em abril, recuperação de 3,6 milhões de alunos
A Secretaria de Estado da Educação decidiu avaliar o aprendizado dos 3,6 milhões de alunos que atualmente passam por recuperação de matemática e língua portuguesa. Por 42 dias os estudantes de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio estão em recuperação focada nas duas disciplinas, mas abordando também as demais. Logo após este período, em abril, serão avaliados por prova elaborada pela pasta.

Os alunos que mantiverem dificuldades continuarão em recuperação, mas desta vez no contra-turno ou aos sábados. A idéia é que uma vez por semana recuperem os conteúdos que agora estão sendo aplicados.

"A recuperação que está acontecendo é inovadora. Por 42 dias os alunos estão reforçando os conteúdos de todas as disciplinas, mas com foco em língua portuguesa e matemática. Os estudantes que não atingirem o nível aceitável na avaliação que faremos em abril serão encaminhados para novo reforço", afirma Maria Inês Fini, coordenadora de Projetos da Secretaria.

A nova recuperação acontecerá em maio e junho. Se necessário, também pegará 15 dias de julho. "Em abril iremos iniciar o processo de atribuição de aulas para escolher os professores que participarão desta nova recuperação. Terão capacitação especial", diz Maria Inês.

As classes desta recuperação serão de no máximo 20 alunos. Cada escola indicará o melhor dia para atender os alunos, sempre após o período de aulas. "Estamos investindo fortemente na recuperação de aprendizagem. É importante avaliarmos o caminho percorrido e já em seguida recuperar o que for necessário", diz Maria Inês.