Saúde

Secretaria da Saúde realiza Campanha de Prevenção do Câncer Bucal



Secretaria da Saúde realiza Campanha de Prevenção do Câncer Bucal

Anualmente acontece a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, sempre no mesmo período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Normalmente, os trabalhos ocorrem na segunda quinzena de abril, porém, como as primeiras doses de vacina já estão disponíveis para o público-alvo desde 04 de abril, a Campanha de Prevenção foi antecipada.

Na manhã da última quarta-feira, 06, os profissionais participantes da Campanha se reuniram no auditório “Newton Camargo de Freitas” no Paço Municipal para a capacitação da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal 2022. O evento foi ministrado pela Profa. Dra. Luciana Estevam Simonato de Oliveira e contou com a participação de dentistas, auxiliares de Saúde Bucal e estagiários de odontologia.

O objetivo da ação é estimular junto aos gestores e a população, ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil, entre outros.

Depois de tomar a vacina contra gripe, a população terá disponível uma consulta para verificação de doenças bucais. Equipes com profissionais especializados verificarão a condições dentárias e da boca e incentivarão ações educativas.

SOBRE O CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 15,2 mil, sendo 11,2 mil homens e 4 mil mulheres.

Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.