Saúde

Secretaria de Saúde faz busca ativa pelas 172 pessoas que não tomaram a 2º dose da vacina contra Covid-19



Secretaria de Saúde faz busca ativa pelas 172 pessoas que não tomaram a 2º dose da vacina contra Covid-19

Apesar de ser considerado baixo o número de faltosos para a segunda dose da vacina contra Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis faz uma busca ativa dessas pessoas para que cumpram o esquema vacinal completo.

A equipe da Vigilância Epidemiológica do município gera um relatório semanal dos faltosos e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde que realizam a busca ativa desses pacientes. Durante esse trabalho, os agentes de saúde confirmam se o paciente está ciente de que já pode tomar a 2ª dose, os motivos por não terem procurado a unidade e orientam sobre a importância de ficar em dia com a vacina.

“Nossas unidades de Saúde estão muito empenhadas nesse trabalho e constatamos que a maioria dos faltosos em nosso município não voltaram para tomar a segunda dose por terem nesse período contraído Covid, dengue ou algum outro tipo de doença e ainda estão em tratamento, aguardando o prazo estabelecimento para que possam receber a vacina da Covid -19”, explicou a enfermeira Kelgissane Bruzzao Franco da Silva, responsável pelo Programa de Imunização do Município de Fernandópolis

De acordo com o secretário de Saúde, Ivan Veronesi, a pessoa que só recebeu uma dose acaba não contribuindo de maneira correta para o controle da circulação do vírus e também não completa o esquema vacinal, estando sujeita a infecções, em comparação às pessoas que receberam as duas doses. “É preciso ter em mente que a segunda dose aumenta a proteção contra a Covid-19”, completa o secretário.