Cerca de 8 mil crianças paulistas vão ver o mar pela primeira vez. Será neste mês de janeiro, em projeto organizado pela Secretaria de Estado da Educação. Treze cidades do litoral paulista receberão estudantes da rede estadual com idade entre 9 e 11 anos, no Programa Caravanas do Conhecimento - Interior na Praia. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), órgão da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.
O programa levará 202 grupos de 40 crianças oriundas de 194 cidades do interior de São Paulo (veja lista abaixo). As viagens começarão em 7 de janeiro e terão prazo de cinco dias. Os alunos ficarão hospedados em escolas adaptadas nas cidades litorâneas.
"É um projeto muito estimulante porque é programado, fora da sala de aula. Os alunos convivem com colegas e vivem situações nova. E, claro, aprendem", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Cerca de 900 monitores acompanharão as crianças. A Secretaria de Estado da Educação preparou esses profissionais, com capacitação por intermédio da Rede do Saber, repassando procedimentos de segurança e primeiros-socorros. Antes das viagens os alunos passarão por exames médicos e os pais participarão de reuniões sobre o passeio.
As viagens começarão sempre às segundas-feiras, com retorno às sextas-feiras. Em janeiro, durante as semanas de 7 a 11; 14 a 18; e 21 a 25.
Cidades que receberão os alunos
Bertioga
Cananéia
Caraguatatuba
Cubatão
Iguape
Ilha Comprida
Ilhabela
Itanhaém
Mongaguá
Peruíbe
Praia Grande
São Vicente
Ubatuba