Política

Secretaria recua de decisão que prever fechamento das Casas da Agricultura



Secretaria recua de decisão que prever fechamento das Casas da Agricultura

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, se comprometeu a rever a decisão de fechar todas as Casas da Agricultura, durante reunião com associações que representam extensionistas rurais, na terça-feira, 3. A mudança de rumo ocorreu após a intervenção do vice-governador, Rodrigo Garcia, com forte base eleitoral no Noroeste Paulista. Garcia e o deputado estadual Reinaldo Alguz, este segundo presente no encontro, prometeram trabalhar para ampliar o orçamento da pasta. 

 

Junqueira disse que "com apoio político" é possível pensar em uma estrutura que contemple as Casas da Agricultura, mas sem descartar a necessidade de uma reforma para modernizar a pasta. "O secretário disse que o vice-governador e alguns deputados se comprometeram a trabalhar para ampliar o orçamento da Secretaria para o exercício de 2021, e isso permitiu a reanálise do fechamento físico das Casas", explica Antônio Marchiori, presidente da APAER - Associação Paulista de Extensão Rural.

Na reunião, ficou decidido que o projeto apresentado pelas entidades presentes será analisado de forma pública.

"A secretaria pretende colocar os técnicos para se reunirem com as associações e debaterem a proposta. Deixamos claro que sustentaremos que a reestruturação não pode representar o extermínio das Casas da Agricultura" detalhou Marchiori.

Segundo a APAER, Junqueira deu prazo até dia 13 de novembro para que as entidades apresentem uma proposta para reorganizar o serviço de extensão rural e de defesa agropecuária no Estado. A associação, que já havia entregue ao secretário um documento com diretrizes para o setor, informa que tem pronto um projeto elaborado por especialistas da entidade, de quatro universidades (Unesp, Esalq/USP, Unicamp e Ufscar) e da Embrapa.

'Hub do Agro Paulista'

A proposta desenhada pela entidade reúne dados que comprovam a eficiência das Casas da Agricultura para promover desenvolvimento social e econômico no Estado, com alerta de potencial prejuízo aos municípios com atividade agrícola forte, se as Casas forem fechadas. O projeto valoriza e estimula a identidade agropecuária de cada região, chama a atenção para áreas socialmente mais vulneráveis, além de propor ações para modernizar a gestão. A modernização da governança é contemplada: a proposta sustenta a necessidade de eleição por lista tríplice para quem ocupará cargos de direção e coordenação na SAA.  

O documento também recomenda fortalecer as Casas da Agricultura, tornando-as um "hub do Agronegócio paulista" e enfatiza a necessidade de novas contratações para a Secretaria e de parcerias para atrair novas tecnologias que impulsionem a extensão rural.

"Além de especialistas, essa proposta da APAER contempla as sugestões de pequenos agricultores e cooperativas que dependem das Casas da Agricultura para continuar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar no Estado, o que fortalece o caráter social e democrático", comenta David Rodrigues, vice-presidente da Apaer.