Saúde

Secretário de Saúde descarta possibilidade de lockdown em Fernandópolis neste momento



Secretário de Saúde descarta possibilidade de lockdown em Fernandópolis neste momento

Em entrevista à rádio Difusora na manhã de hoje, 1, o secretário municipal de saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, falou sobre o andamento da campanha de vacinação contra Covid-19 no município, a abertura de uma unidade de apoio para pacientes da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – na CEMEI Ângelo Finotto e sobre a possibilidade de um novo lockdown.

Segundo o secretário, a vacinação contra Covid-19 em Fernandópolis acontece dentro do previsto pelo PNI – Plano Nacional de Imunização. “Os grupos por idade tem avançado mais rapidamente agora. Amanhã já iremos receber as doses para imunizar pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e os grupos sem comorbidades devem avançar ainda esse mês”, comemora. Quando questionado sobre a segunda dose, Ivan disse que a procura tem sido boa e que as pessoas precisam fazer o agendamento na Unidade de Saúde. “O agendamento é necessário para que não sobre vacina no frasco”, explica.

CEMEI Ângelo Finotto irá funcionar com unidade de apoio a UPA

Quanto a UPA, Ivan disse que a unidade não foi criada para esse tipo de atendimento [internação] e sim para atendimento de urgências, emergências e quanto há necessidade os pacientes são encaminhados a um hospital. “Com a pandemia tivemos que adaptar e a UPA se tornou uma espécie de hospital de campanha. Conforme há vagas de leitos na Santa Casa os pacientes são transferidos, porém essa rotatividade é bastante lenta, pois os pacientes chegam a ficar até 40 dias internados”, revela. De acordo com o secretário, com a unidade sobrecarregada houve a necessidade de desafogar os atendimentos com a unidade de apoio que estava em ‘stand-by’ na CEMEI Ângelo Finotto, ao lado da UPA. “Essa  unidade já pronta para entrar em funcionamento”, conta Ivan, que também garantiu que a área da administração escolar ficará isolada sem correr risco nenhum de contaminação. No início da tarde, ele esteve vistoriando a escola.

A UPA ficará exclusiva para atendimento de Covid com 9 leitos de UTI que se somam aos seis leitos de UTI que a prefeitura contratou na Santa Casa. A UPA tem ainda 12 leitos de enfermaria.  

EELAS está fechada desde a semana passada.

Sobre o fechamento das escolas estaduais, o secretário disse que foi adotado um protocolo pelo Estado que no caso de duas pessoas contaminadas na unidade escolar, sendo alunos ou profissionais, a unidade será isolada por 14 dias. Em Fernandópolis, estão fechadas desde a semana passada as escolas estaduais Líbero de Almeida Silvares – EELAS -, Joaquim Antonio Pereira – JAP - e Antônio Tanuri. Essa semana a José Belucio também foi fechada.

Questionado sobre um possível ‘lockdown’ no município, Ivan disse que hoje está descartada a possibilidade, mas que tudo depende do comportamento da população. “Temos uma estrutura hospitalar para atendimento, mas não temos mão de obra para que possamos ampliar esse atendimento ainda mais. Portanto, lockdown só vai acontecer se a estrutura da saúde entrar em colapso e não conseguirmos atender a demanda”, destaca.

De acordo com o secretário a população precisa ter consciência e parar de se aglomerar. “A população precisa nos auxiliar nesse sentido. Depende de nós mesmos e, se não tiver, conscientização vamos continuar ‘enxugando gelo’. É um momento de respeito com a saúde”, finaliza.