No dia 24 de novembro, a Apliesp (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo), realizou o Regional One-Day Seminar em São José do Rio Preto. O evento ocorreu no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da UNESP. No período da manhã, a docente da UNESP Cláudia Ceneviva Nigro ministrou o workshop "A revitalização dos contos de fadas: o aprender e o ensinar na língua estrangeira". À tarde, a professora de inglês do CCLi (Centro de Consultoria Lingüística) Lorie MacGregor Mendes, falou sobre o ensino da escrita em língua inglesa.
O evento reuniu associados da Apliesp e também marcou o lançamento do livro Olhares sobre Competências do Professor de Língua Estrangeira: da Formação à Atuação Profissional, organizado por Douglas Altamiro Consolo, bacharel em Lingúistica e mestre em Lingüística Aplicada pela Unicamp, e Vera Lúcia Teixeira da Silva, doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp. O livro apresenta diversos capítulos de autoria de membros do nosso grupo, Enaple-CCC (Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: crenças, construtos e competências), disse a Ms. Elen Dias, Diretora Pedagógica do Centro Cultural América e professora de inglês.
O livro foi produzido pela Editora HN e está disponível para a venda no valor de R$ 25,00. Maiores detalhes no site www.editorahn.com.br
Um dos workshops mais disputados do Regional One-Day Seminar, de São José do Rio Preto foi ministrado pela Profa. Dra. Cláudia Maria Ceneviva Nigro (UNESP São José do Rio Preto), com o tema "A revitalização dos contos de fadas: o aprender e o ensinar na língua estrangeira.
O workshop em questão teve por objetivo apresentar uma concepção da narrativa dos contos de fada e de como essas narrativas são ou deveriam ser utilizados na sala de aula de língua estrangeira (inglês). As narrativas "primeiras", anteriormente usadas como metáforas para melhor ensinar crianças (processo civilizador), foram utilizadas como jogos de linguagem, em que as várias representações do que denominamos realidade far-se-á necessária, completa Elen Dias, autora de um dos 12 capítulos do livro: Pesquisa de sala de aula: a competência para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.