Educação

Sem acordo com a Santa Casa de Fernandópolis, Universidade Brasil anuncia novo hospital para internato



Sem acordo com a Santa Casa de Fernandópolis, Universidade Brasil anuncia novo hospital para internato

Após um longo período de negociações com a Santa Casa de Fernandópolis, a Universidade Brasil anunciou hoje, 29, que assinou convênio de internato do curso de medicina da instituição de ensino com Santa Casa Anna Cintra. O hospital é responsável pelo atendimento de pacientes e procedimentos de média e alta complexidade para a cidade de Amparo e mais cinco municípios: Santo Antônio de Posse, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindoia e Águas de Lindoia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade, a parceria terá início em janeiro de 2022. O convênio foi assinado na última terça-feira (27), na sede da Universidade Brasil, em São Paulo, com a presença da presidente da Santa Casa Anna Cintra, Patrícia Marcondes, e do reitor da Universidade Brasil, Felipe Sigollo.

A presidente da Santa Casa Anna Cintra, Patrícia Marcondes, durante a assinatura do convênio e do reitor da Universidade Brasil, Felipe Sigollo.

“Com essa nova parceria, teremos mais um espaço de alta qualidade para o desenvolvimento de nosso aluno. Além disso, como é da natureza do internato, também iremos contribuir com o atendimento hospitalar da região. A Universidade Brasil sempre busca prestar serviços de excelência, portanto, nada mais natural do que esse convênio com a Santa Casa Anna Cintra”, afirma o reitor.

O acordo prevê, inicialmente, o internato de 60 alunos com atuação nas áreas de Clínica Médica, Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Urgência e Emergência, reforçando o atendimento e suporte de saúde para a população que utiliza os serviços da Santa Casa Anna Cintra.

A Universidade Brasil segue também com seus outros locais de internato: Hospital Estadual de Diadema, na Grande São Paulo, Hospital Municipal de Salto e de Votorantim.

ENTENDA O CASO
O internato, que era realizado na Santa Casa de Fernandópolis, foi interrompido após a Universidade não cumprir o prazo de renovação expedido pelo juiz Vinícius Castrequini Bufulin, que era o dia 27 de julho. Como não houve um acordo para renovação, o administrador judicial do hospital, Marcus Chaer, informou o reitor da universidade, Felipe Sigollo, no dia 30 de julho, por meio de um ofício que “devido a não renovação do contrato, por ora, a partir de 02 de agosto, a Santa Casa de Fernandópolis não poderá ser campo de estágio de internato médico da Universidade Brasil até possível novo contrato”.
A partir daí aconteceram diversas negociações e uma ‘guerra de notas oficiais’ entre as instituições até que no dia 14 de agosto o reitor da universidade anunciou oficialmente o fim do internado na Santa Casa de Fernandópolis.