Saúde

Sem doadores, estoque do Hemocentro já não atende demanda da região



Sem doadores, estoque do Hemocentro já não atende demanda da região

Em baixa quase que permanente, o estoque do banco de sangue do Hemocentro de Fernandópolis tem sido motivo de preocupação constante para os hospitais da região. Mesmo com os apelos diários feitos, sobretudo, pela médica hematologista responsável pelo Hemocentro, Dra. Brígida do Amaral Botelho Prudêncio, a ausência dos doadores além de constante, tem se tornado cada vez mais preocupante.
Segundo a Dra. Brígida, “a situação é muito difícil” e que se repete “a velha história de sempre, que é a de estar faltando sangue”. Dificuldade esta que pode se tornar ainda maior no decorrer das próximas semanas com a chegada das festividades do fim de ano. Para a médica, o período deveria também resultar não apenas numa demanda por transfusões ainda maior, e sim, no aumento do número de doadores uma vez que o sangue doado é vital para salvar vidas. 
“A necessidade é sempre a mesma, independentemente se é Natal, Ano Novo, Páscoa ou Dia de Nossa Senhora. A nossa necessidade é igual. Os dias são iguais e as necessidades também”, destacou.
Ainda de acordo com a médica, nesse período do ano, a população faz muitos planos, menos o da doação de sangue – mesmo sabendo que alguém, provavelmente, vai precisar de uma transfusão quando menos esperar. Com o estoque em baixa, dependendo da situação, vai ter que esperar por um doador compatível.
“Nessa época é até um pouco pior porque o pessoal viaja mais, ocorre mais acidentes e isso obriga a gente estar preparado para atender as ocorrências”, afirmou.
Para Dra. Brígida, muitas vezes, além da solidariedade com o próximo, falta também o bom senso daqueles que usufruíram do atendimento quando necessidade. 
“Agora é Natal, o pessoal está comprando alimentos apesar do preço, está preparando a sua festa, mas pouca gente está lembrando que o hospital não para. E isso é um problema. Quando deveríamos colher mais bolsas de sangue, o doador não aparece e a gente permanece com o estoque muito baixo”, revelou.
Com o estoque baixo, até as solicitações por bolsas de sangue feitas pelos hospitais são atendidas parcialmente. 
“Pede três, a gente manda duas. Pede duas, a gente manda uma num dia e se precisar de mais, no outro dia a gente manda outra e assim vamos tentando resolver cada caso”, enfatizou. 
Com a ausência dos doadores mesmo no decorrer da “Semana do Doador de Sangue”, a preocupação do Hemocentro agora é atender a demanda prevista para as duas últimas semanas de dezembro de 2020 e primeira semana de janeiro de 2021. Para a equipe do Hemocentro, resta apenas esperar na sala de coleta que está quase sempre vazia, a indispensável presença do doador de sangue.
Oportunidade que as pessoas que apresentam os requisitos exigidos para se tornar um doador têm para praticar a solidariedade com alguém que nem conhece e que nem sabe ao certo quando ele irá precisar deste gesto que pode salvar vidas.

DOAÇÃO DE SANGUE SEGURA

A coleta das bolsas de sangue doadas é realizada com material descartável e estéril. Também são realizados testes de sorologia, para identificação de doenças transmissíveis, como HIV e Hepatite B e C.
Requisitos para doação
Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos. Na chegada ao Hemocentro, os doadores passam por uma entrevista clínica.
Veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);
• Estar descansado;
• Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
• Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
• Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
• Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).
Respeitar os intervalos para doação
• Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
• Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
A unidade do Hemocentro de Fernandópolis fica na Rua Simão dos Santos Gomes, 266 (ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa) das 8h às 17h de segunda à sexta-feira ou aos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones, (17) 3442-5544 ou 98165-0067.