Saúde

Sem doadores, Hemocentro corre risco de colapso por falta de sangue



Sem doadores, Hemocentro corre risco de colapso por falta de sangue

O alerta, mais uma vez, é da médica hematologista Dra. Brígida do Amaral Botelho. Diretora do Núcleo do Hemocentro em Fernandópolis. “Foi catastrófico”, disse a médica ao se referir ao número de doadores atendidos entre o final de janeiro e esse início de fevereiro.

“O mínimo ideal seria atender em média 30 doadores por dia, mas temos recebido entre quatro, cinco doadores. Corremos o risco de alguém precisar de sangue e faltar”, alertou a diretora que está completando 50 anos de formatura em medicina e 47 trabalhando na hemoterapia.

Em entrevista à Rádio Difusora FM, a Dra. Brígida lembrou ainda o crescente risco gerado pela dengue hemorrágica o que pode aumentar demanda por sangue. “Temos oito pacientes com dengue e não sabemos se eles precisarão ou não de plaquetas (derivado do sangue) que duram cinco dias. Então precisamos ter em estoque para não correr o risco de alguém precisar e não ter”, explicou.

A médica lembrou ainda que o Hemocentro de Fernandópolis é responsável para fornecer sangue para uma região onde moram cerca de 500 mil pessoas. “Atendemos hospitais de Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul e Ilha Solteira”, citou.

Por fim, voltou a fazer apelo. “Não tem outro jeito de conseguir sangue, senão pela doação. As pessoas precisam ter consciência e se dispor a vir ao hemocentro para doar sangue. É uma forma de caridade”.

COMO DOAR

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc. Informações pelo telefone (17) 3442-5544.

O Hemocentro funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, as quartas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h. O telefone de contato é (17) 3442-5544/ 98165-0067. O endereço é rua Simão dos Santos Gomes, 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa.

Médica hematologista e diretora do Hemocentro de Fernandópolis. "Atendemos uma região com quase 500 mil habitantes e corremos risco de faltar sangue. As pessoas precisam ter consciência que precisam doar sangue"