Geral

Sem festa, Brasitânia comemora hoje 74 anos de fundação



Sem festa, Brasitânia comemora hoje 74 anos de fundação

Fundado em 6 de agosto de 1946, o Distrito de Brasitânia não terá  festa para comemorar aniversário este ano por conta da pandemia do coronavírus. A entrega simbólica de uma ambulância zero km, adquirida no programa de renovação da frota da Prefeitura de Fernandópolis, é o único evento que marca a data do aniversário.

Aos 74 anos, o Distrito que já sonhou se emancipar, tem população de pouco mais de mil habitantes e em torno de 850 eleitores que votam em duas seções na Escola Profa. Maria Conceição Aparecida Basso.

O povoado surgiu na década de 40, formado por agricultores de café e criadores de gado.  Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali, o que seria mais tarde, o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.

A primeira escola (Gesc de Brasitânia) foi criada em 1952, passando a EEPG Maria Conceição Ap. Basso, homenagem à primeira professora a dedicar-se às crianças de Brasitânia.

O distrito teve grande impulso com a criação do Cartório de Registro Civil, em 31/12/58, cuja instalação aconteceu em 26 de maio do ano seguinte. O cartório sanou as dificuldades da população que antes precisavam registrar os filhos ou realizar casamentos somente em Fernandópolis.

A economia básica era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela a Rodovia Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.