Religião

Sem festa junina, celebração de Santo Antonio vai para a internet



Sem festa junina, celebração  de Santo Antonio vai para a internet
Igreja de Santo Antônio no bairro Corinto

13 de junho é o Dia de Santo Antônio, o primeiro santo da trilogia das festas juninas. Depois dele vem São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Só que neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, as festas juninas e quermesses de homenagem a Santo Antonio estão suspensas e as celebrações religiosas ocorrem na internet. 
A Igreja de Santo Antônio foi erguida no bairro Corinto e pertence a Paróquia São Bernardo. É uma comunidade que nasceu há cerca de 50 anos e movimenta milhares de devotos. 
Em anos anteriores, o Dia de Santo Antonio era festejado com Missa, festa junina com levantamento da bandeira do santo, dança de quadrilha e a tradicional quermesse que atraia multidão.
O coronavírus este ano impôs restrições às aglomerações e por isso, as celebrações são pela internet. O único contato dos fiéis com a Igreja de Santo Antonio será neste sábado. “Ela ficará aberta das 8 às 15 horas, para que os devotos possam fazer suas orações e pedidos”, destacou padre Miguel que lembra que haverá controle de acesso, para evitar aglomerações e álcool em gel e é obrigatório o uso de máscaras.
A celebração religiosa de Santo Antonio, o popular “santo casamenteiro”, começou no dia 31 e termina hoje com a missa às 19 horas que será transmitida pela página da Paróquia Santa Rita de Cássia no facebook. 
A celebração, além do aspecto religioso e junino, carrega uma tradição que se mantém ao longo dos anos e resiste aos tempos modernos. O santo mantém a fama de ser o “santo casamenteiro” e há quem cultua diferentes simpatias para engrenar um namoro e um casamento. 
No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados se mistura com a de Santo Antônio, uma data na sequência da outra, dias 12 e 13 de junho, respectivamente.