Tecnologia

SEM FILAS: Governo de SP lança ‘Poupatempo Digital’ com 60 serviços online



SEM FILAS: Governo de SP lança ‘Poupatempo Digital’ com 60 serviços online

O Governador de São Paulo, João Doria anunciou, nesta quarta-feira, 6, o lançamento do aplicativo Poupatempo Digital. A ferramenta é gratuita e possibilita que cidadãos de todo Estado acessem mais de 60 serviços públicos diferentes pelo celular, sem necessidade de deslocamento a um posto físico. A disponibilização do aplicativo é mais uma medida do Governo de São Paulo para atendimento aos cidadãos no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

“No momento do distanciamento social e das dificuldades que as pessoas encontram por conta da orientação de ficar em casa, a utilização do serviço digital facilita e poupa tempo. Agora, mais de 60 serviços são feitos integralmente, de forma rápida e gratuita, pelo celular. Você não precisa e não deve sair da sua casa”, disse o Governador João Doria.

O ‘Poupatempo Digital’ garante acesso a mais de 40 serviços online disponíveis no portal do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br, como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

O grande diferencial do aplicativo são as 25 novas opções exclusivas para a plataforma mobile. Dessas, 17 já podem acessadas, como, por exemplo, a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar. A partir da próxima semana, estarão disponíveis oito novos serviços, tais como a Indicação de Condutor, Autenticidade de Certidões e consultas e CFC e ECV, do Detran.SP, entre outros.

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos dos sistemas Android e iOS. Ao baixá-lo é possível efetuar o cadastro e ter acesso a todos os serviços online. Aqueles que já utilizam o site do Poupatempo poderão usar o mesmo login e senha.

Serviços ofertados exclusivamente no aplicativo

Detran.SP

 Segunda via da CNH, Renovação da CNH, CNH Definitiva, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Consulta de Multas, Pesquisa de Débitos de Veículos de Terceiros, Multas de veículos, Situação do Licenciamento, Licenciamento (CRLV), Indicação de Condutor, Consulta de Centro de Formação de Condutor (CFC), Consulta de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Consulta de Peças Usadas, Autenticidade de Certidões e o acompanhamento da emissão de segunda via de CNH.

IIRGD

Acompanhamento da emissão de RG.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO).

Secretaria da Fazenda e Planejamento

Consulta de IPVA.

CDHU: Acordo