Saúde

Sem sangue, cirurgias eletivas estão sendo canceladas



Sem sangue, cirurgias eletivas estão sendo canceladas
Falta de sangue suspende cirurgias eletivas

A falta de sangue nos hemocentros da região está levando hospitais ao cancelamento de cirurgias eletivas e pode afetar atendimentos de emergências. A informação foi confirmada nesta manhã de quarta-feira, 15, pelo Hemocentro de Fernandópolis. “Até às 10 horas, recebemos apenas dois doadores”, disse a médica hematologista Dra. Brigida do Amaral Botelho Prudêncio. A situação é dramática, alerta.

A pandemia do coronavírus tem diminuído a doação de sangue em todo o país. Desde a semana passada, o Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, que atende mais de 55 municípios, tem divulgado alertas sobre o estado crítico do estoque.

“O sangue também é vital para pacientes portadores das mais diversas doenças, como câncer, cardiopatias, hemodiálise, dengue, cirurgias eletivas, urgência, emergência e outras, por isso, não tem condições simplesmente, de suspender suas atividades”, explicou.

“Todas as medidas já foram tomadas para a segurança do doador. Nossos estoques estão em estado crítico e se faz necessário, que unamos numa corrente de amor ao próximo, para mantermos nossos serviços, com estoques suficientes para atendermos à todos que eventualmente necessitem. Precisamos de doadores de sangue com urgência”, apela a médica.

A unidade do Hemocentro de Fernandópolis fica na Rua Simão dos Santos Gomes, 266 (ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa) das 8h às 17h de segunda à sexta-feira ou aos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones, (17) 3442-5544 ou 98165-0067.

Para doar sangue, o doador precisa estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, se for homem pesar acima de 50 quilos e mulher 51, portar um documento com foto e sempre informar se está tomando medicação, sendo que, quando possível, levar uma amostra para que os profissionais da unidade tomem os devidos conhecimentos.