Geral

Semana Nacional de Trânsito é realizada em Fernandópolis



Abordando o tema “O jovem e o trânsito”, a Semana Nacional de Trânsito será realizada em Fernandópolis pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e parceiros. Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito mantendo as diretrizes das organizações humanitárias internacionais, elegeu o jovem como foco da campanha por ser o grupo mais vulnerável e exposto a risco de acidentes e morte no trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito 2007 acontece de 18 a 25 de setembro, conforme resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Órgãos e entidades envolvidas na organização deste evento realizarão intensa programação, que consistirá em palestras nas escolas, distribuição de panfletos de conscientização, colocação de faixas alusivas ao tema e entrevistas nos meios de comunicação, buscando sensibilizar a comunidade sobre o crescente envolvimento de jovens em acidentes de trânsito e suscitar a reflexão de toda sociedade para ações que possam diminuir estes índices.

Por esses motivos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) convocou todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para desenvolverem, no decorrer de 2007, campanhas educativas voltadas a mobilização do jovem para que seja protagonista de ações preventivas de segurança e de cidadania no trânsito.

De acordo com especialistas, as condições emocionais específicas da adolescência, como a necessidade de auto-afirmação, competitividade, exibicionismo, onipotência, busca de intensas e prazerosas sensações, em conjunto com a bebida alcoólica, fazem do jovem um forte candidato ao grupo de risco de acidentados no trânsito. Os “rachas” são exemplos desse comportamento, onde as demonstrações de onipotência e exibicionismo são procuradas nas altas velocidades e manobras radicais. Já a bebida responde às necessidades emocionais e sociais de aceitação, valorização e de poder típicas da idade.

Por outro lado, muitos jovens interpretam a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como um “ritual de passagem” para a vida adulta e que lhe dará o direito de participar ativamente na sociedade. Nesta fase, o jovem possui autoconfiança acentuada e acredita que nada de ruim vai lhe acontecer, trazendo a certeza de que possui “super-poderes” à direção de um veículo.

Para o desenvolvimento da Campanha, a Prefeitura conta com o apoio fundamental das Polícias Civil e Militar; Lions Clube de Fernandópolis “Cidade Progresso”; Rotaract e Interact Club; Capítulo Fernandópolis da Ordem De Molay; Leo Clube “Cidade Progresso”; Ejocri; Ato Corretora de Seguros e do Centro de Formação de Condutores de Fernandópolis.