Geral

Semana Santa é tempo de reflexão para os católicos



Semana Santa é tempo de reflexão para os católicos
Depois do Natal, a Semana Santa é a festa mais popular entre os cristãos. Nessa época, a igreja católica se organiza através do calendário litúrgico. De acordo com a católica praticante Maria José Pessuto Candido, a Semana Santa é um tempo para a reflexão.

“Em cada data realizamos uma celebração. Logo após a alegria do carnaval, começamos a vivenciar o tempo de quaresma que usamos para refletir profundamente sobre nossas vidas”.
A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e dura 40 dias. As reflexões da quaresma são baseadas nos temas da campanha da fraternidade. Neste ano o tema da campanha foi “Escolhe pois, a vida”.

“Este é um tempo forte e gratificante de penitência e conservação”, diz Maria José. A Semana Santa tem início com o domingo de Ramos, onde os católicos recordam a paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Durante a missa de ramos os fiéis relembram a entrada de Jesus em Jerusalém onde Ele foi aclamado com ramos de oliveira. Os cristãos carregam ramos verdes nas mãos como sinal de compromisso com Jesus.

Na quinta-feira santa, é realizada a cerimônia do “Lava – Pés”, ocasião em que os católicos realizam uma reconstituição do que mostra o Evangelho. Maria José explica que Jesus amarrou uma toalha na cintura e se preparou para lavar os pés de seus discípulos.

“Neste clima de serviço ao próximo, Jesus instituiu a Eucaristia que convoca a comunidade a usar o ‘avental’ de Jesus, ou seja, arregaçar as mangas e se apresentar para o serviço onde e como for necessário”, explicou.

No Lava –Pés, cada comunidade católica coloca no altar 12 pessoas que estejam ligadas ao tema da Campanha da Fraternidade para servirem de discípulos. O padre ou um ministro da Igreja lava os pés dessas 12 pessoas seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

A sexta-feira santa é um dos dias mais marcantes de toda a celebração que antecede a Páscoa. Os fiéis se reúnem às 15h e realizam a representação da crucificação de Cristo. Os fiéis fazem adoração ao símbolo da cruz.

“Nós não adoramos a cruz de madeira, objeto material. Nós adoramos a Cristo que venceu sua cruz e nós agradecemos nesse momento o amor Dele por nós”, sustenta Maria José.
Na noite da sexta-feira santa os cristãos saem em procissão para celebrar a via-sacra que cristo percorreu até o Calvário.

O sábado é reservado para a celebração da Vigília Pascal na Noite Santa. É a noite da ressurreição. Durante a celebração ocorrem várias leituras, bênção do fogo santo e a apresentação do novo círio pascal, que será usado o ano todo em celebrações e batizados. Também ocorre a benção da água, apresentação dos santos óleos e batismo de adultos que se preparam durante o ano.

A história de Maria José Pessuto Candido com a igreja é antiga. Ela conta que sua família guarda a tradição de enfeitar o andor de Jesus há anos. Ela acompanha o ritual da Semana Santa desde seu primeiro ano de vida. Com a morte de sua mãe, ela assumiu a responsabilidade de enfeitar o andor.

Dona Maria tem hoje 58 anos e conta que passou a tradição para sua filha que mora em São Sebastião. Ela diz que a próxima mulher da família a aprender a tradição será sua neta.
“Muitas pessoas que não são da família, mas tem compromisso com a igreja católica, vêm me ajudar nesse dia”.

A Semana Santa é para os católicos um tempo de reflexões, orações e intenso amor. “Saímos da Semana Santa carregados com um pouquinho da Luz de Cristo que ilumina todos os ambientes com seu amor”, finaliza dona Maria.