Política

Semana terá anúncio da chapa Pessuto/Artur e partidos articulando frente de oposição



Semana terá anúncio da chapa Pessuto/Artur  e partidos articulando frente de oposição

Com o fim do prazo para as convenções partidárias para homologar candidaturas e coligações se aproximando rapidamente, o ambiente nos bastidores registra aumento de temperatura e de reuniões. É o momento de garantir espaço para a disputa das eleições de 15 de novembro. Com o prazo terminando, o espaço de manobra vai afunilando. Por isso a semana que começa na terça-feira, pós feriado de 7 de setembro, vai ser intensa para as primeiras definições.  
A semana política deve começar com o anúncio, provavelmente na terça-feira, 8, da chapa André Pessuto (DEM) e Artur Watson Silveira (PSDB). Fonte ligada a um dos partidos garantiu que tudo está “99% acertado. Só falta marcar a hora do anúncio”.
O deputado Fausto Pinato (PP) articulador da coligação, deverá estar presente no anuncio. Na semana passada, Pinato e a deputada Analice Fernandes (PSDB) se reuniram em São Paulo com o prefeito André Pessuto e formalizado o acerto. A coligação pela reeleição de André Pessuto terá o PP e MDB e pode receber ainda o PSC de Dorival Pântano e do vereador Tonho Pintor, com a condição de ser confirmado o nome de Artur como vice. 
A informação é comentada com reservas entre os interlocutores dos partidos envolvidos na coligação. O nome de Artur Watson Silveira recoloca o PSDB no jogo político após uma série de crises, culminando até com intervenção do Diretório Estadual. O nome da empresária Cida Pessotto como vice de André já era tratado com ressalva desde o anúncio. Já na época, CIDADÃO colocava a possibilidade de Artur Silveira ser o nome para formalizar o PSDB na coligação do atual prefeito. 

FRENTE DE OPOSIÇÃO

Enquanto a chapa de reeleição de André Pessuto caminha para definição, os partidos de oposição a essa candidatura intensificam as conversações de bastidores para formação de frente de partidos. “Temos que ter percepção da realidade” comentou Renato Colombano, pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. “É um jogo de xadrez”, lembrou Henri Dias (PTB). Ambos confirmaram conversações do Republicanos e PTB, que inclui ainda o PSD, da ex-prefeita Ana Bim, que é presidido pelo médico Avenor Bim. “Estamos conversando”, disse Dias, que nesta semana recebeu o apoio do Cabo Santos e do Solidariedade à sua pré-candidatura a prefeito. A conversação envolve também o PT e outros partidos políticos que vão para a disputa apenas com chapa de vereadores. 
Nas rodas políticas nesta sexta-feira circulava, em meio as especulações, a informação de que essa frente teria Renato Colombano como candidato a prefeito, com o PSD indicando vice, que poderia ser o nome do médico Avenor Bim, com o apoio do PTB de Henri Dias. Os interlocutores envolvidos confirmam as conversas e a possibilidade de acerto para a formação dessa frente de partidos, mas não falam em nomes. 
As convenções partidárias ainda não estão marcadas, mas devem ocorrer na reta final do prazo (entre segunda e quarta-feira, 14 a 16).