Política

Semeghini vai presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia



Semeghini vai presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia
O deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP) foi o indicado pelo seu partido para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional, uma das três mais importantes comissões da casa. Semeghini foi anunciado pelo presidente da bancada tucana, o deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP). A aprovação do nome do deputado deve ser ratificada em votação pelos membros da comissão na próxima quarta-feira.
Entre as pautas de destaque da comissão está a inclusão digital, que, segundo o parlamentar, terá como discussão um projeto de parceria para a criação de infra-estrutura para a inclusão dos deficientes físicos no “mundo da informática”, através de treinamento e acesso a equipamentos. “Essa é uma forma de criarmos novas condições de socialização para os deficientes e garantir uma oportunidade a mais de ingresso no mercado de trabalho”, afirmou Semeghini. Além disso, ele também destacou o plano de informatização de todas as escolas públicas do país, o que garantiria o mesmo nível de acesso e treinamentos dos alunos da rede pública de ensino aos da rede particular, e a inclusão digital de comunidades rurais, que hoje possuem difícil acesso à internet.
Esses projetos vão estar inclusos nos recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), cuja receita é de R$ 6 bilhões, um dos principais fatores para a importância desta comissão.
O deputado também destacou as discussões sobre a TV Digital e sobre a bio-segurança como pontos a serem tratados pela comissão: “A TV Digital é o futuro que temos que implantar de forma eficaz. A bio-segurança também irá garantir muitos avanços na saúde e no nosso agronegócio, além de alavancar a pesquisa científica em órgãos públicos e faculdade de todo o país”.
Para a região, Semeghini destacou os avanços na criação de um pólo tecnológico no Noroeste Paulista, processo que já teve início em São José do Rio Preto, com o credenciamento da Apeti – Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação – como Agente Softex. “Esse trabalho foi iniciado em Rio Preto e pode se estender para toda a região, em cidades como Jales, Fernandópolis e Votuporanga, que possuem empresas e instituições de ensino superior capacitadas para a pesquisa tecnológica”, ressalta.
GABARITADO
Semeghini é um dos principais representantes do setor de tecnologia no Congresso Nacional, já tendo ganhado vários prêmios de reconhecimento pelo seu trabalho pelo setor.
Em 2006, recebeu o Prêmio Personalidade Assespro 30 anos, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, “em reconhecimento ao seu trabalho e empenho em prol do desenvolvimento da informática no Brasil”.
No início do ano passado, o deputado já havia sido reconhecido pelo segmento de tecnologia quando a edição da Revista Computerworld de março, comemorativa dos 30 anos do IDG (International Data Group), apontou o tucano como o representante do setor de TI no Congresso.
A revista destacou o trabalhou de Semeghini na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), posto que ocupou de 1995 a 1998, quando realizou iniciativas como a implantação do Projeto Poupatempo e a informatização do pagamento do IPVA. A edição ressaltou ainda a sua atuação nas alterações da nova versão da Lei de Informática, nos projetos para a assinatura eletrônica e nas discussões sobre crimes digitais.