O sistema de monitoramento por câmeras implantado em Jales pode servir de modelo para ser adotado em Fernandópolis. O secretário Municipal de Trânsito de Fernandópolis, Paulo Zagolin visitou, nesta quarta-feira, 12, foi conferir de perto as vantagens do novo sistema que vem servindo de modelo para outros municípios.
O sistema de monitoramento de Jales é considerado um dos mais avançados e eficientes do interior paulista. Dispõe de 20 totens (como os da foto acima), sendo 10 instalados nas proximidades de escolas municipais e 10 em pontos estratégicos de segurança, além de uma Central de Monitoramento que funciona 24h por dia.
Segundo a engenheira Beatriz Renesto Faile, que é secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Jales, os índices de criminalidade reduziram desde sua implantação em 2024, enquanto a sensação de segurança na cidade aumentou.
Os totens de monitoramento em Jales vão além das câmeras de vigilância. Cada um deles conta com quatro câmeras laterais, uma câmera speed dome e um botão de pânico, que pode ser acionado por qualquer pessoa em situação de perigo. Ao pressionar o botão, a Central de Monitoramento é imediatamente alertada e envia a viatura mais próxima ao local.