Geral

Senar e Sindicato Rural oferecem programa de capacitação rural para adolescentes



Senar e Sindicato Rural oferecem programa de capacitação rural para adolescentes
A partir de fevereiro de 2008 adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos poderão participar de cursos de capacitação no setor rural. Esse projeto é uma parceria entre o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural de Fernandópolis e conta com o apoio das prefeituras de Meridiano, Macedônia, Pedranópolis, São João das Duas Pontes e Fernandópolis.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, na sala do Juiz de Direito Evandro Pelarim. Participaram da reunião além do judiciário, do Sindicato Rural e do Senar, o Ministério Público, por meio do promotor da Vara da Infância e Juventude, Denis Henrique Silva, o prefeito de Meridiano, José Torrente, representantes dos municípios participantes, instituições ligadas à defesa dos direitos dos adolescentes e empresários de Fernandópolis.

O curso será ministrado entre os meses de fevereiro e novembro de 2008 e terá uma carga de 600 horas, divididas em quatro horas diárias. Cada grupo terá o apoio de um psicólogo (a), um pedagogo (a), um veterinário (a), engenheiro agrônomo (a) e um técnico Agrícola (a). Segundo Nelson Gregorini Júnior, coordenador do SENAR na regional de Fernandópolis, “o objetivo desse Programa Jovem Aprendiz é capacitar o adolescente para o mercado de trabalho no setor agrícola. É a oportunidade de colaborar para que esses jovens se transformem em profissionais competentes. Nós estamos contribuindo para a formação deles e evitando que passem o tempo ocioso nas ruas”.

Marcos Mazeti, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis e diretor de Agricultura do município salientou que o programa ainda contribuirá para a colocação desses adolescentes no mercado de trabalho, com o intuito de que eles possam assimilar na prática o conteúdo ministrado em sala. Mazeti disse ainda que, “a exemplo do trabalho sério desenvolvido pelo CAEFA em nossa cidade, nós estamos realizando parcerias com empresários do setor, propriedades produtoras e exportadoras e já firmamos uma parceria com grupo Arakaki”.
O Senar irá fornecer o treinamento e o pagamento dos profissionais envolvidos, material pedagógico e alimentação. Caberá a cada prefeitura participante a seleção dos adolescentes e dos profissionais que irão ministrar o curso. “A prefeitura de Meridiano ainda irá se organizar para oferecer aos nossos adolescentes um estimulo financeiro para que eles possam participar das aulas antes de serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Vamos dar total apoio a esse programa, já que moramos numa região agrícola”, afirmou o prefeito de Meridiano, José Torrente.

O empresário da Secol Materiais para Construção e provedor da Santa Casa José Sequini Junior, que também estava presente na reunião, contribuiu com relatos sobre a experiência que tem com a contratação de adolescentes do Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo CAEFA . “É importante que o empresário acompanhe o desenvolvimento desses jovens no trabalho e que a família dos adolescentes também seja assistida, para que todos contribuam com a formação desse cidadão”, salientou Sequini.

Juiz e promotor responsáveis pela Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, que já desenvolvem na cidade um importante trabalho de incentivo a capacitação e absorção de jovens no mercado de trabalho, aprovaram a iniciativa do Senar e do Sindicato Rural. “É fundamental que o programa, em parceria com os municípios, desenvolva mecanismos de incentivo para que o adolescente permaneça em sala de aula e aproveite todo o conteúdo ministrado”, acrescentou o juiz Evandro Pelarim.