Emprego

Serviços e Construção bancam 67% dos empregos gerados no primeiro trimestre



Serviços e Construção bancam 67% dos empregos gerados no primeiro trimestre

Fernandópolis abriu 40 vagas de emprego com carteira assinada no mês de março conforme dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - divulgados na quarta-feira, 28, pelo Ministério da Economia. Foram 588 admissões e 548 demissões.
O resultado ficou aquém dos desempenhos de janeiro e fevereiro, mas garantiu que a cidade, pelo terceiro mês seguido registrasse saldo no azul.
Com isso Fernandópolis acumula no primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março) saldo positivo de 425 novos postos de trabalho com carteira assinada, diferença de 1.954 admissões e 1.529 demissões.
Dois segmentos da economia, Serviços e Construção Civil, bancaram 67% dos empregos com carteira no primeiro trimestre. Juntos abriram 288 vagas. Agropecuária, indústria e comércio garantiram as outras vagas.
O reflexo do desempenho em março pode estar ligado diretamente ao atraso do início da moagem da safra de cana pela Alcoeste, principal geradora de mão de obra na cidade. Os trabalhos iniciaram apenas virada da quinzena neste mês de abril. Conforme anuncio do diretor Claudemir Izaias, a empresa havia contratado até o início da moagem 476 funcionários o que deve impactar os números de abril.
Há também expectativa da inauguração do Max Atacadista neste mês de maio, que já começou o treinamento e contratação de mão de obra para iniciar as atividades. As obras estão em ritmo de finalização e no interior do prédio funcionários já trabalham na organização da área de vendas. A marca na fachada da loja foi instalada esta semana.  
Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, a cidade gerou 29% menos emprego. O saldo acumulado foi 603 postos de trabalho no ano passado resultado dos desempenhos positivos de fevereiro e março, já que em janeiro o saldo foi negativo. Este ano, nos três meses o saldo positivo acumulado foi de 425 vagas.