Saúde

SETEMBRO AMARELO: prefeitura promove ações de conscientização no combate ao suicídio



SETEMBRO AMARELO: prefeitura promove ações de conscientização no combate ao suicídio

Hoje, 10, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém, no Brasil, todo o mês é dedicado a campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem como objetivo prevenir e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. A maioria dos casos registrados são entre jovens e, cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais como a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Em Fernandópolis, o CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial - e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica NASF estarão em conjunto promovendo ações que visam a conscientização sobre a data.

As atividades serão realizadas na próxima semana, nos dias 13, 15 e 17 de setembro na Escola Carlos Barozzi. Na oportunidade o tema destaque será "Diálogos sobre Saúde Mental e Emocional na Escola". Os profissionais também irão realizar orientações com os professores nos dias 14 e 16, visitarão o Distrito de Brasitânia e no dia 28 irão participar de um bate-papo na FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis.

A Secom – Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Fernandópolis também irá realizar uma campanha junto a imprensa local. O principal objetivo é dar visibilidade as ações promovidas pelo CAPS, apoiando e incentivando a população a dar mais atenção e importância para o tema.