Saúde

SETEMBRO VERDE: CREAS realiza mobilização pela luta dos direitos da pessoa com deficiência



SETEMBRO VERDE: CREAS realiza mobilização pela luta dos direitos da pessoa com deficiência

Na última sexta-feira, 24, o CREAS - Centro de Referência da Assistência Social - e as Organizações da Sociedade Civil se reuniram na Praça Central para uma mobilização pela luta dos direitos da pessoa com deficiência. A ação foi em comemoração ao ‘Setembro Verde’, mês destinado à Luta das Pessoas com Deficiência

Na ocasião, foi apresentado à população os trabalhos e serviços disponíveis às pessoas com deficiência, ações especialmente voltadas para o protagonismo, desenvolvimento, proteção e defesa da pessoa com Deficiência, como por exemplo: o Disque 100 para as denúncias de violência contra a pessoa com deficiência.

A convite do CREAS estiveram presentes: a Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Pais Amigos Deficiente Auditivo de Fernandópolis (APADAF), e o Projeto “Luz Azul” “TEAbraço”, que tem como objetivo promover a sensibilização, capacitação e o respeito às pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista.

A equipe do CREAS agradeceu a participação de todas entidades que abraçaram a ideia da campanha de mobilização, “Buscamos informar à população que passou pela praça sobre a os serviços socioassistenciais, de reabilitação, articulação e trabalho social que desenvolvemos voltados ao público com deficiência”, disse Vitor Mendonça, Coordenador do CREAS.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daiane Ramos de Jesus, ressaltou que a ação demonstra a união e a luta dos serviços com o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência, com visibilidade e mobilização do munícipe para a inclusão social.

SOBRE O SETEMBRO VERDE

Instituído pela Lei Federal nº 11.133, o dia 21 de setembro é reservado para o Dia da Luta das Pessoas com Deficiência. A data a foi escolhida pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore, em uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.