Tecnologia

Sinal 5G será ativado em São Paulo na quinta-feira, 04



Sinal 5G será ativado em São Paulo na quinta-feira, 04

A capital paulista será a quinta cidade do país a contar com o 5G puro, que tem maior velocidade chamado tecnicamente de "standalone. O que faz o 5G ser considerado puro é o fato de operar na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade e a menor taxa de latência (tempo de resposta).

As primeiras cidades do país a receberem o sinal 5G foram Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

Apesar da chegada às capitais mencionadas, o recurso deve ter alcance em todo o Brasil apenas em quatro anos, conforme análise de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco.

Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, conclua: a instalação de estações rádio base (torres de comunicação) na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G; instalação de filtros para evitar interferências em faixas adjacentes; e inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito (baixa renda). (Fonte: CNN e G1)