Geral

Sindicato dos Empregados Rurais discute dissídio coletivo



Sindicato dos Empregados Rurais discute dissídio coletivo
O presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Fernandópolis, Valdomiro Neto Siqueira, participa, desde esta sexta-feira, em Araraquara, das negociações do dissídio coletivo no setor da cana-de-açúcar, na FERAESP – Federação dos Empregados Rurais Assalariados do estado de São Paulo.

O piso salarial atual dos cortadores de cana é de R$440,91. Com a convenção coletiva de trabalho, conseguiram no ano passado um reajuste de 6% no salário dos cortadores caso o salário mínimo sofresse algum reajuste.

Nas negociações, será discutido um piso salarial calculado pelo DIEESE; o fim do contrato de safra, e ainda de qualquer discriminação na contratação dos trabalhadores, além da terceirização, cabendo às usinas a contratação de todos os trabalhadores das lavouras canavieiras. Por derradeiro, alimentação gratuita e suficiente para garantir as necessidades nutricionais dos cortadores e reajuste do valor pago por tonelada.
O propósito do sindicato é fazer ampla campanha de defesa dessas reivindicações, inclusive não assinando acordos isolados, que tornem frágil a estratégia estadual.

Na próxima quarta-feira, dia 18, o presidente do sindicato retornará com os resultados e vai se reunir com os usineiros, trabalhadores, fornecedores e diretores do setor canavieiro para discutir as propostas.