Geral

Sistema Agroindustrial Integrado fecha balanço positivo na região



Na última semana a equipe que compõe o SAI, Sistema Agroindustrial Integrado do Sebrae, regional de Fernandópolis, encerrou as atividades de 2007. Durante a confraternização foi divulgado o balanço das ações desenvolvidas neste ano. Nas seis cadeias produtivas do agronegócio as expectativas foram superadas. “Hoje temos resultados positivos com o aumento da produtividade, do faturamento e também com a diminuição dos custos de produção. A aplicação dos conhecimentos adquiridos com as ações realizadas no desenvolvimento tecnológico permitiu aos produtores esse resultado, pois, um dos pré-requisitos de participação nos projetos, era que o produtor colocasse em prática o conhecimento adquirido”, comentou Eliana Cristina Germana, coordenadora do programa.
Foram beneficiados 70 grupos de pequenos produtores rurais nas cadeias produtivas de mel, leite, seringueira, ovinocaprinocultura e agroindústrias artesanais, onde foram desenvolvidos produtos que aproveitaram a matéria prima do campo produzida na região. O levantamento apontou 11.209 atendimentos, quase o dobro do previsto para o ano. Além do fortalecimento do capital social, das ações coletivas, das vendas em conjunto e do desenvolvimento de novos produtos, também foram realizadas mensalmente capacitações coletivas por meio das Oficinas SEBRAEtec.
Um fator de extrema importância no SAI Pioneiro é o trabalho realizado em toda a propriedade rural, por meio de monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações implantadas. “O SAI apóia e ajuda o micro e pequeno produtor rural com orientações sobre gestão. Também contribui para estruturar suas organizações de classe, suas associações de produtores, suas entidades de representação para que, por meio do desenvolvimento das cadeias produtivas em que os grupos estão inseridos, também possa haver o desenvolvimento de toda uma região”, explicou Fábio Ravazi Gerlach, gerente regional.
Para aperfeiçoar técnicas e conhecer o que há de mais moderno em suas respectivas área de atividades, os produtores participaram dos eventos: Agrishow de Ribeirão Preto; visita técnica à Cooperativa de Citricultores de Itápolis; dia de campo de pecuária leiteira em Fernandópolis e Talhados; I Encontro Regional de Cooperativismo em Agronegócios de Auriflama; Feira de Agronegócios de Fernandópolis; visita técnica à Michellin de Itiquira, MT; I Encontro de Produtores de Ovinos de Votuporanga; Feileite em São Paulo e II Encontro de Produtores de Borracha Natural em Santana da Ponte Pensa.
Os grupos foram estimulados, de forma consciente e estruturados, ao fortalecimento da coletividade por meio da comercialização conjunta da produção. O SAI, na região, é gerido pela Cooperagro, uma cooperativa de técnicos que prestam serviços ao homem do campo em Fernandópolis e região. O presidente da cooperativa é o engenheiro agrônomo, diretor de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Mazeti. “Em Fernandópolis e região, pioneiras na implantação do SAI, desde 1998, o programa buscou o desenvolvimento tecnológico constante do produtor rural, transformando-o em empresário do agronegócio, com sustentabilidade nas suas atividades, pois estamos vivendo um momento em que o empresário tem que ir em busca da agregação de valores para o desenvolvimento do seu negócio”, salientou Mazeti.