Economia

Só comércio tem desempenho positivo e cidade fecha outubro no vermelho



Só comércio tem desempenho positivo  e cidade fecha outubro no vermelho
Comércio foi o único segmento da economia com desempenho positivo em outubro

Fernandópolis abriu o quarto trimestre do ano contabilizando saldo negativo na geração de novos empregos com carteira assinada. O saldo no vermelho foi puxado pelo desempenho negativo de todos os segmentos, exceto o comércio que abriu 27 vagas.

O saldo negativo de outubro (-77 empregos) foi resultado de 645 contratações e 722 demissões, conforme dados do novo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Emprego e Trabalho. O resultado pior que o registrado em outubro de 2022, que teve saldo positivo de 76 postos de trabalho.

No acumulado do ano, Fernandópolis viu o saldo cair para 524 vagas abertas com carteira assinada. Foram 7.188 contratações e 6.664 demissões.

Dos cinco setores da economia, apenas o comércio teve desempenho positivo em outubro. Foram 279 contratações e 252 demissões, com saldo positivo de 27 empregos criados.  Os demais segmentos fecharam no vermelho: agro (-19), indústria (-42), construção (-25) e serviços (-18). As perspectivas para novembro e dezembro, conforme se verifica nos últimos anos é de saldo negativo, com o fim da safra de cana na região.

A quantidade de vínculos empregatícios na cidade é de 16.076 até outubro de acordo com os dados do Novo Caged.