Saúde

Sobe o número de vítimas de escorpiões em Fernandópolis



Sobe o número de vítimas de escorpiões em Fernandópolis

Os relatos não começaram apenas agora. Há muito, os escorpiões tiram o sossego da população. De praticamente todos os bairros da cidade chegam relatos da visita indesejável, escondido em um objeto, roupas, gavetas, ralos de banheiro e até na cama. No ano passado, foram 310 ataques. Nos primeiros dias deste ano, oito pessoas foram picadas por escorpião em Fernandópolis. 
De acordo com o Ministério da Saúde, o período de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões já que o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais peçonhentos. Apesar desta alta no número de casos dentro do período especificado, em Fernandópolis, os acidentes com ataques de escorpião ocorrem o ano inteiro. 
Em 2019, foram 307 vítimas na cidade. Já em 2020, 310 casos, três a mais em relação ao ano anterior. E 2021 mal começou, oito pessoas já solicitaram atendimento médico após ter sido picado por escorpião. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, repassados ao CIDADÃO nesta quarta-feira, 13 de janeiro. 
O escorpião amarelo, considerado o mais venenoso é também o mais encontrado na região. Um risco a mais para a população que está sujeita a qualquer hora do dia, dar de cara com um deles em sua residência ou até mesmo no ambiente de trabalho. 
A Prefeitura de Fernandópolis informou que realiza a limpeza constante dos bueiros da cidade e que, também faz as notificações e multas em terrenos sujos como medidas preventivas. 
Mas destaca que é necessária uma colaboração por parte da população, tomando atitudes simples, mas que amenizam o aparecimento dos escorpiões como tampar o ralo do banheiro, das pias, manter vedação em baixo das portas, a limpeza dos quintais, em especial, evitar o acúmulo de madeira, tijolos e telhas.