Geral

Social disponibiliza serviço de proteção às pessoas em situação de rua



Social disponibiliza serviço de proteção às pessoas em situação de rua

Para atender as pessoas em pessoas em situação de rua, em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social – oferece alguns serviços permanentemente para a proteção social dessas pessoas que utilizam espaços públicos como moradia.

Todos os dias esses moradores recebem alimentação de marmitex, também contam com espaço destinado à higiene (banho); oferta do kit higiene (contendo toalha de banho, sabonete, shampoo e condicionador, aparelho de barbear, desodorante, pente, máscaras de tecido, álcool gel 70% individual), e ainda, encontram um espaço para alimentação e convivência durante o horário de funcionamento do órgão.

Além disso, o espaço também oferece acompanhamento psicossocial, encaminhamentos à rede de atendimento, contato familiar e fortalecimento de vínculos. Essas ações visam construir novos projetos de vida e proporcionar a saída das ruas. O acesso ao acolhimento do CREAS é feito pelo acompanhamento mensal dos usuários.

As pessoas em situação de rua por articulação do CREAS também receberam a vacina contra a Covid-19 conforme preconiza o Plano São Paulo e da Gripe (Influenza) e utilizam os serviços de saúde quando há necessidade.

“Ações como essas restauram à dignidade do indivíduo e asseguram a proteção social aos mais vulneráveis do nosso município. Trabalhamos ativamente pelo bom andamento de todas as ações da Assistência, garantindo direito e dignidade a todos”, disse Verônica Martins, Secretária Municipal de Assistência Social.

Os serviços do CREAS contam ainda com apoio e parceria da Igreja Católica Santo Expedito, Padre Eduardo Lima, com atividades em grupo e ações assistenciais como: oferta de alimentação noturna, cobertores e agasalhos e café da manhã ofertado na unidade. Além de igrejas evangélicas que entram em contato com o órgão para levantar necessidades do público para posterior ação assistencial.

Com a chegada do inverno e, consequentemente as temperaturas mais baixas, a Prefeitura, por meio do CREAS, realizou um acolhimento temporário para proteção da pessoa em situação e rua no período de baixas temperaturas, com a prestação de serviços de hospedagem em hotéis na cidade, garantindo também alimentação (jantar) no local.

“Além de todo nosso trabalho, muitos munícipes também se solidarizam, principalmente nas redes sociais, ajudando com a doação de cobertores e alimentação. Apoiamos a iniciativa, visto que compete também à sociedade o cuidado e olhar a esse público” relata Vitor Mendonça, Coordenador do CREAS.

Serviço:

O CREAS de Fernandópolis fica na Rua Curitiba, 57, Jardim Santa Rita, e funciona das 08h às 17h. Mais informações 3442-5320 (WhatsApp).